Efeitos de uma intervenção com universitários sobre como lidar com a ansiedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.46681

Palavras-chave:

ansiedade, estudantes universitários, intervenção social

Resumo

Diante dos desafios que concernem a adaptação acadêmica, a ansiedade que se dá em meio às múltiplas dificuldades inerentes a este contexto é um aspecto considerável. Considerando diferentes potenciais fontes de ansiedade na experiência universitária, foram elaboradas duas oficinas em formato online, cada uma composta por cinco sessões, com o intuito de auxiliar estudantes universitários a lidar com a ansiedade em meio acadêmico. O estudo teve como objetivo avaliar a efetividade dessas oficinas. Participaram 17 estudantes, dos quais, de acordo com o método de análise estatística utilizado, pautado no índice de mudança confiável, 14 apresentaram melhoras em seus quadros de ansiedade e, destes, dois apresentaram mudanças particularmente notáveis em termos estatísticos. Com os resultados apresentados, pode-se perceber que o desenvolvimento de intervenções com estudantes universitários em diferentes formatos pode ser de grande valia para essa população no que tange suas dificuldades de adaptação à universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Salgado de Oliveira

Pós-Doutora (USF), Pós-Doutora (UFScar). Doutora e mestre em Psicologia (Universidade de Paris XI). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Psicóloga (UFRJ). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). 

Paulo Roberto Soares da Silva Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Eduarda de Melo Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense.

Cesar Augusto Cobellas de Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

Afonso Júnior, A., Portugal, A. C. A., Landeira-Fernandez, J., Bullón, F. F., Santos, E. J. R., Vilhena, J, & Anunciação, L. (2020). Depression and anxiety symptoms in a representative sample of undergraduate students in Spain, Portugal, and Brazil. Psicologia: Teoria e pesquisa, 3, e36412. https://doi.org/10.1590/0102.3772e36412. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36412

Aguiar, A., Aguiar, R., & Del Prette, Z. (2009). Calculando a Significância Clínica e o Índice de Mudança Confiável em pesquisa-intervenção. São Carlos, SP: EdUFSCar.

Ambiel, R. A. M. & Barros, L. de O. (2018). Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: teoria e prática, 20(2), 254-267. https://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267 DOI: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267

Andrade, A. M., Pires, E. U. (2020). Avaliação dos níveis de ansiedade dos estudantes da UFRRJ. Trab. (En)cena, 5(1), 248–268. https://doi.org/10.20873/25261487V5N1P248

Andrade, A. M. J. de ., & Teixeira, M. A. P. (2017). Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22(2), 512–528. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200014 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200014

Antunes, A. B. V. (2016). Estilos de vida, stresse, ansiedade, depressão e adaptação académica em alunos universitários de 1º ano. (Dissertação de Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

Araújo, A. M., Santos, A. A., Noronha, A. P., Zanon, C., Ferreira, J. A, Casanova, J. R., & Almeida, L. S. (2016). Dificuldades Antecipadas de adaptação ao Ensino Superior: Um estudo com alunos do primeiro ano. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 3(2), 102-111. https://doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1846 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1846

Bariani, I. C. D., & Pavani, R. (2008). Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 25(1), 67–75. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000100007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000100007

Brown, G. S., & Strange, C. (1981). The Relationship of Academic Major and Career Choice to Anxiety among College Freshmen. Journal of Vocational Behavior, 19, 328–334. https://doi.org/10.1016/0001-8791(81)90067-1 DOI: https://doi.org/10.1016/0001-8791(81)90067-1

Casanova, J. R.; Araújo, A. M. & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. E-psi, 9(1), 165-181.

Cruz, C., Pinto, J., Almeida, M., & Aleluia, S. (2010). Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um estudo com estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu. Millenium, 223-242.

Franco, E. G. (2016). Envolvimento e Adaptação académica e psicossocial dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra. (Dissertação de Mestrado) Universidade de Coimbra, Coimbra.

Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. D. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24, 1327–1346. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Harrison, N., Agnew, S., & Serido, J. (2015). Atitudes to debt among indebted undergraduates: A cross-national exploratory fator analysis. Journal of Economic Psychology, 46, 62-73. https://doi.org/10.1016/j.joep.2014.11.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.joep.2014.11.005

Jacobson, N. S., & Truax, P. (1991). Clinical significance: A statistical approach to defining meaningful change in psychotherapy research. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 59(1), 12–19. https://doi.org/10.1037/0022-006x.59.1.12 DOI: https://doi.org/10.1037//0022-006X.59.1.12

Jardim, M. G. L., Castro, T. S., & Ferreira-Rodrigues, C. F. (2020). Sintomatologia depressiva, estresse e ansiedade em universitários. Psico-USF, 25(4), 645–657. https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405 DOI: https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405

Leão, A. M., Gomes, I. P., Ferreira, M. J. M., & Cavalcanti, L. P. D. G. (2018). Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista brasileira de educação médica, 42, 55–65. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180092

Merz, C. J., & Wolf, O. T. (2015). Examination of cortisol and state anxiety at an academic setting with and without oral presentation. Stress, 18(1), 138–142. https://doi.org/10.3109/10253890.2014.989206 DOI: https://doi.org/10.3109/10253890.2014.989206

Medeiros, M. do V. G. P. (2020). A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN. (Dissertação de Mestrado). Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29179

Oliveira, M. A., & Duarte, A. M. M. (2004). Controle de Respostas de Ansiedade em Universitários em Situações de Exposições Orais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva e Comportamental, 6(2), 183–199. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i2.56 DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i2.56

Pereira F. L. R., Medeiros, S. P., Salgado, R. G. F., Castro, J. N. A., Oliveira, A. M. N. (2019). Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem. Rev Fun Care Online, 11(4), 880-886. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.880-886 DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.880-886

Rodríguez, M. M., & López, J. K. C. (2017). Adaptación a la vida universitaria y procrastinacion academica en estudiantes de psicologia. Revista Electrónica del Desarrollo Humano para la Innovación Social, 4(8).

Sahão, F. T., & Kienen, N. (2021). Adaptação e saúde mental do estudante universitário: Revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 25, 1–13. https://doi.org/10.1590/2175-35392021224238 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392021224238

Sahão, F. T., & Kienen, N. (2020). Comportamentos adaptativos de estudantes universitários diante das dificuldades de ajustamento à universidade. Quaderns de Psicologia, 22(1), e1612. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1612 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1612

Silva, D. R., Panosso, I. R., & Donadon, M. F. (2018). Ansiedade em universitários: fatores de risco associados e intervenções – uma revisão crítica da literatura. Psicologia: Saberes & Práticas, 2(1), 1–10.

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wootrich, S. H. & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação acadêmica de jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013

Thurber, A., & Walton, E. (2007). Preventing and treating homesickness. Official Journal of the American Academy of Pediatrics, 119(2), 192-194. https://doi.org/10.1542/peds.2006-2781 DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2006-2781

Vizzotto, M. M., de Jesus, S. N., & Martins, A. C. (2017). Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Revista Psicologia e Saúde, 9(1), 59-73. https://doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469 DOI: https://doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469

Zung, W. W. (1971). A rating instrument for anxiety disorders. Psychosomatics: Journal of Consultation and Liaison Psychiatry, 12(6), 371–379. https://doi.org/10.1016/S0033-3182(71)71479-0. DOI: https://doi.org/10.1016/S0033-3182(71)71479-0

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Soares, A. B., Alves, P. R. S. da S., Jardim, M. E. de M., & Medeiros, C. A. C. de. (2023). Efeitos de uma intervenção com universitários sobre como lidar com a ansiedade. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–16. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.46681