Efeitos de uma intervenção com universitários sobre como lidar com a ansiedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.46681

Palavras-chave:

ansiedade, estudantes universitários, intervenção social

Resumo

Diante dos desafios que concernem a adaptação acadêmica, a ansiedade que se dá em meio às múltiplas dificuldades inerentes a este contexto é um aspecto considerável. Considerando diferentes potenciais fontes de ansiedade na experiência universitária, foram elaboradas duas oficinas em formato online, cada uma composta por cinco sessões, com o intuito de auxiliar estudantes universitários a lidar com a ansiedade em meio acadêmico. O estudo teve como objetivo avaliar a efetividade dessas oficinas. Participaram 17 estudantes, dos quais, de acordo com o método de análise estatística utilizado, pautado no índice de mudança confiável, 14 apresentaram melhoras em seus quadros de ansiedade e, destes, dois apresentaram mudanças particularmente notáveis em termos estatísticos. Com os resultados apresentados, pode-se perceber que o desenvolvimento de intervenções com estudantes universitários em diferentes formatos pode ser de grande valia para essa população no que tange suas dificuldades de adaptação à universidade.

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Biografia do Autor

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Salgado de Oliveira

Pós-Doutora (USF), Pós-Doutora (UFScar). Doutora e mestre em Psicologia (Universidade de Paris XI). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Psicóloga (UFRJ). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). 

Paulo Roberto Soares da Silva Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Eduarda de Melo Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense.

Cesar Augusto Cobellas de Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Soares, A. B., Alves, P. R. S. da S., Jardim, M. E. de M., & Medeiros, C. A. C. de. (2023). Efeitos de uma intervenção com universitários sobre como lidar com a ansiedade. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–16. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.46681