O desamparo da ralé
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3suplp100Palavras-chave:
desamparo, psicanálise, discriminação social.Resumo
Este artigo reflete sobre as possibilidades de uma clínica psicanalítica ampliada na perspectiva de adolescentes em conflito com a lei. Ele considera a situação de desamparo social e discursivo à que sua maioria se vê submetida enquanto classe social destituída de horizontes de cidadania, tornando-a num objeto privilegiado da judicialização da desigualdade social. Fundamentado na filosofia de Agamben e na sociologia de Souza, o texto situa os sujeitos contemporâneos do desamparo radical, representados pelas categorias “muçulmano” e “ralé”, figuras emblemáticas da brutal desigualdade que caracteriza as sociedades capitalistas, notadamente a brasileira. Dialogando com o pensamento de Rosa, o artigo evidencia a psicanálise como prática clínica e reflexão teórica sobre os efeitos da destituição discursiva em que se vêm colocados os sujeitos em situações extremas de sofrimento, e mostra como o trabalho com adolescentes em conflito com a lei descortina um campo privilegiado para a produção de uma clínica ampliada.
Downloads
Referências
Agamben, G. (2005). Infância e história: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.
Coutinho, P. (2009). A má-fé da justiça. In J. Souza (Org.), A ralé brasileira: Quem é e como vive (pp. 329-352). Belo-Horizonte, MG: Editora UFMG.
Freud, S. (1926/1974). Inibições, sintomas e ansiedade. In: Obras psicológicas completas. Vol. XX. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Freud, S. (1930/1974). O mal-estar na civilização. In: Obras psicológicas completas. Vol. XXI. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Lima, M. B. (2019). “Comandos” e “bênçãos” face ao desamparo: Expressões da função fraterna em adolescentes privados de liberdade (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1109
Rosa, M. D. (2016). A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo, SP: Escuta/Fapesp.
Rosa, M. D. (2015). Psicanálise, política e cultura: A clínica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento (Tese de Livre-Docência) Universidade de São Paulo Disponível em: https://psicanalisepolitica.files.wordpress.com/2014/06/psicanc3a1lise-cultura-e-polc3adtica-livre-docencia-maio-2015impresso.pdf
Souza, J. (Org.). (2009). A ralé brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)