Psicologia e ruralidade: reflexões para formação em psicologia

Autores

  • Kátya de Brito e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • João Paulo Macedo Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0003-4393-8501

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p97

Palavras-chave:

Formação do psicólogo, Ambientes rurais, Interdisciplinaridade.

Resumo

Os contextos rurais constituem um novo campo de atuação para as/os psicólogas/os. Porém, a relação entre Psicologia e rural ainda não se dá de forma estreita. O lugar das/os psicólogas/os nesse campo ainda está por se configurar. Diante dessa realidade, este ensaio desenvolvido por meio de uma pesquisa teórica visa debater mais amplamente sobre as possibilidades de inserção de rural na formação em Psicologia. Entende-se que o desafio é construir formações em Psicologia implicadas com a clareza das bases teóricas e práticas que norteiam o fazer técnico e ético no contexto das ruralidades, entendendo que a qualificação para esse campo não envolve apenas o campo técnico, mas o compromisso ético-político.

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Biografia do Autor

Kátya de Brito e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

João Paulo Macedo, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Silva, K. de B. e, & Macedo, J. P. (2019). Psicologia e ruralidade: reflexões para formação em psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3), 97–120. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p97

Edição

Seção

Artigos Originais