Compreensão de leitura e consciência morfológica em crianças do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp112

Palavras-chave:

teste de Cloze, compreensão leitora, leitura, consciência morfológica, predição

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da idade e escolaridade no desempenho em compreensão leitora e consciência morfológica, assim como o poder preditivo da consciência morfológica no desempenho em compreensão leitora. Participaram 403 estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Ciclos 1 e 2) de uma cidade do interior do Estado do Paraná (54,3% do sexo feminino). Como instrumentos, foram utilizados o Teste de Cloze (texto “Uma vingança infeliz”) e Tarefas de Avaliação da Consciência Morfológica. Os resultados mostraram que tanto a compreensão em leitura quanto a consciência morfológica sofrem influência desenvolvimental e que a consciência morfológica pode predizer entre 23% e 34% da compreensão leitora.

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Biografia do Autor

Patricia Silva Lucio, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Professora Assistente da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Thatiana Helena de Lima, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba. Professora Adjunta na graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal da Bahia.

Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Universidade São Francisco, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco- USF. Professora e Coordenadora do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)

Fabián J. M. Rueda, Universidade São Francisco, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutorado em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco - USF. Professor Universidade São Francisco, Campinas, São Paulo, Brasil

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

Lucio, P. S., Lima, T. H. de, Jesuíno, A. D. S. A., & Rueda, F. J. M. (2018). Compreensão de leitura e consciência morfológica em crianças do Ensino Fundamental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3supl), 112–131. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp112

Edição

Seção

Artigos Originais