Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p173Palavras-chave:
avaliação psicológica, escola, leitura, metas de realização.Resumo
O presente estudo investigou a associação da motivação para aprender na perspectiva das metas de realização (meta aprender e metas performances aproximação e evitação) com a compreensão de leitura. Participaram 98 alunos do 3° ao 5° ano do fundamental de duas escolas públicas do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem e o teste de Cloze, aplicados coletivamente. Os resultados revelaram a existência de correlações significativas, positivas e de magnitude fraca, entre as metas performances e a compreensão de leitura. Correlações similares foram identificadas entre as notas de língua portuguesa e matemática e os escores da compreensão de leitura. Foram identificadas diferenças significativas para a adoção das metas performances relativas ao nível de compreensão de leitura e o ano escolar. Sugere-se a continuidade das investigações acerca das metas de realização para se ampliar o entendimento sobre os aspectos emocionais ligados à aprendizagem.
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