Escala de projetos de vida para adolescentes: evidências de validade de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p20

Palavras-chave:

projetos de vida, validade de conteúdo, avaliação psicológica, coeficiente kappa

Resumo

A temática dos projetos de vida de adolescentes tem se mostrado um tema relevante na Psicologia, especificamente, na Psicologia do Desenvolvimento. Diante da lacuna de instrumentais que tenham esse objetivo, o presente estudo consistiu na investigação das evidências de validade de conteúdo da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA), em desenvolvimento. Para isso, cinco peritos no assunto atuaram como juízes, classificando os 116 itens do instrumento em sete dimensões: relacionamentos afetivos, estudo, trabalho, aspirações positivas, bens materiais, religião/espiritualidade e sentido da vida. A análise dos coeficientes de concordância demonstraram a adequação dos itens, sendo possível manter 88% da escala inicial. As análises dos coeficientes de Kappa evidenciaram índice de concordância acima de 0,75 para todos os juízes. Os resultados apontaram para a adequação da escala ao construto e dimensões que pretende avaliar.

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Biografia do Autor

Jessica Particelli Gobbo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela PUCCAMP

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós Doutorado na Universidade São Francisco; Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas. Professora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas,

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) 

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Gobbo, J. P., Nakano, T. de C., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2019). Escala de projetos de vida para adolescentes: evidências de validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 20–40. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p20

Edição

Seção

Artigos Originais