Percepções de egressos do bacharelado interdisciplinar no curso de Psicologia da UFBA
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p86Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação do Psicólogo, Educação SuperiorResumo
Neste trabalho, analisam-se percepções construídas pelos egressos do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades (BI-H) na transição para o curso de Psicologia da UFBA a respeito da preparação e acesso à universidade e à experiência de ser estudante do BI. O modelo metodológico é o estudo de caso, sendo o caso a primeira turma de egressos de 2012. Foram entrevistados individualmente todos os 13 egressos daquela turma. Observou-se a importância atribuída à entrada no BI para escolha profissional, apesar do desconhecimento inicial sobre a proposta do BI, sua dinâmica e funcionamento. A experiência de ser estudante BI despertou o interesse pela formação interdisciplinar e o seguimento desse interesse na formação profissionalizante. Em que pesem os desafios do novo desenho curricular, a formação interdisciplinar foi percebida como positiva por todos os participantes e o crescimento pessoal-acadêmico gerado no BI foi reconhecidamente valorizado.
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