A corrupção no contexto atual da mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n1p02

Palavras-chave:

corrupção, meios de comunicação, política, psicologia social

Resumo

O artigo teve o intuito de suscitar o debate acerca do fenômeno da corrupção na sociedade brasileira. Para tal, realizou-se uma análise de discursos veiculados em matérias do jornal Zero Hora/RS, destacando-se o que se produz a partir deles. Temos como base a Hermenêutica de Profundidade e se discorre acerca das influências ideológicas, das relações de poder e de dominação que se apresentaram. Percebeu-se a influência que a mídia exerce na produção de subjetividade contemporânea e na disseminação de algumas propostas. A pós-modernidade também traz atravessamentos que se acredita serem fundamentais para a compreensão do momento atual. Constatou-se que é necessário ter uma visão dialética acerca dos problemas, com a participação ativa de todos, relativizando opiniões e pensamentos distintos, mantendo um diálogo e troca entre os saberes. É necessário também um investimento na educação da população em geral, para que as pessoas possam pensar e questionar a realidade por si mesmas.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves Rossoni, Centro Universitário Franciscano - PUCRS.

Psicóloga, Graduada pelo Centro Universitário Franciscano.

Roberta Fin Motta, Centro Universitário Franciscano - PUCRS.

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS. Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2017-02-15

Como Citar

Rossoni, A. C. G., & Motta, R. F. (2017). A corrupção no contexto atual da mídia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 8(1), 02–21. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n1p02

Edição

Seção

Artigos Originais