Possíveis contribuições da psicologia na Estratégia de Saúde da Família: Interdisciplinaridade entre fazeres e saberes

Autores

  • Ana Alice Dalla Valle Marques Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Rafael Wolski de Oliveira Faculdade da Serra Gaúcha - FSG https://orcid.org/0000-0003-4234-1455

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n2p39

Palavras-chave:

Psicologia, Saúde, Interdisciplinaridade, Família

Resumo

A Psicologia mostra-se na atualidade como um amplo campo de atuação que abrange diferentes áreas de conhecimento. Entender possíveis contribuições da Psicologia na Estratégia da Saúde da Família e como se dá a operacionalização dos trabalhos interdisciplinares em equipe, propicia ampliar e desenvolver conhecimento, contribuir com a transformação social e para uma atuação mais ativa na ampliação da rede de cuidado em saúde mental e no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse estudo de natureza qualitativa, utilizou a análise de conteúdo, a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo aponta para necessidade de desenvolver constantemente novas formas de promover saúde, capazes de contemplar os sujeitos na sua integralidade. O papel da Psicologia na ESF vai além de ações simplistas de avaliação, encaminhamento e tratamento. Trata-se de ampliar possibilidades para promover atuações e serviços que se mostrem resolutivos e satisfatórios para usuários e equipe de saúde.

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Biografia do Autor

Ana Alice Dalla Valle Marques, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Graduanda em Psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha - FSG, Caxias do Sul, RS

Rafael Wolski de Oliveira, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Faculdade da Serra Gaúcha - FSG, Caxias do Sul, RS

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Valle Marques, A. A. D., & de Oliveira, R. W. (2015). Possíveis contribuições da psicologia na Estratégia de Saúde da Família: Interdisciplinaridade entre fazeres e saberes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 6(2), 39–58. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n2p39

Edição

Seção

Artigos Originais