Brincar como meio de comunicação na psicoterapia de crianças com mutismo seletivo

Autores

  • Lia Keuchguerian Silveira Campos Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, SP.
  • Sérgio Luiz Saboya Arruda Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p15

Palavras-chave:

psicologia da criança, ludoterapia, psicanálise, mutismo seletivo

Resumo

A partir de conceitos da teoria psicanalítica, é feita uma discussão teórico-clínica em que o brincar serve como meio de expressão e de comunicação na psicoterapia psicanalítica de uma menina de nove anos e de um menino de sete anos de idade, ambos com mutismo seletivo, atendidos duas vezes por semana em um hospital público. Trata-se de um estudo qualitativo, que utiliza o método psicanalítico. As discussões teóricas são ilustradas pela história de vida e por vinhetas das sessões nas quais o brincar permitiu o acesso e o trabalho do mundo interno das crianças, possibilitando que começassem a verbalizar e a produzir representações simbólicas.

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Biografia do Autor

Lia Keuchguerian Silveira Campos, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, SP.

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Luiz Saboya Arruda, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, SP.

Doutorado pela  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, SP.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Campos, L. K. S., & Arruda, S. L. S. (2014). Brincar como meio de comunicação na psicoterapia de crianças com mutismo seletivo. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(2), 15–33. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p15

Edição

Seção

Artigos Originais