A inserção da agricultura do Paraná no mercado internacional entre 2000 e 2011

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2014v2n1p47

Palavras-chave:

Comércio exterior. Agricultura. Exportação paranaense.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a inserção da agricultura paranaense no mercado externo, de2000 a2011. Foi utilizado o método estatístico descritivo, a partir de dados secundários, como Alice Web, Comtrade, Ipardes, dentre outros. Constatou-se que o Paraná tem, em média, cerca de 50% das suas exportações baseadas em produtos agrícolas, tendo aumentado para 64,01% em 2011. Doze principais produtos representam em torno de 90% das exportações agrícolas e em 2011 foram responsáveis por 56,42% da exportação total. Quanto aos mercados de destino, a União Europeia perdeu participação para a Ásia, com grande destaque para a China. O produto A – soja em grãos, mesmo triturados - se destaca como o mais importante na pauta de exportação do Estado. A agricultura aumentou a participação nas exportações do Paraná e o Estado perdeu participação na exportação agrícola nacional.

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Biografia do Autor

Lediany Freitas Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mirian Beatriz Schneider Braun, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Pos-Doc em Economia pela USP/ESALQ e Dra em História Econômica pela UNILEÓN/ES. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

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Publicado

14-07-2014

Como Citar

Campos, L. F., & Braun, M. B. S. (2014). A inserção da agricultura do Paraná no mercado internacional entre 2000 e 2011. Economia & Região, 2(1), 47–69. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2014v2n1p47

Edição

Seção

Artigos