HQs & Divulgação científica & HQs de divulgação científica no Brasil: Intersecções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n30p223

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Divulgação Científica, História, Brasil

Resumo

As histórias em quadrinhos passaram por um período em que foram censuradas, entretanto, atualmente, elas são incetivadas no meio escolar e também fazem parte de pesquisas acadêmicas. Esse artigo tem o objetivo de visualizar o cenário brasileiro em que ocorre a intersecção entre as histórias em quadrinhos, a divulgação científica e HQs de divulgação científica. Para isso será visto um panorama histórico das histórias em quadrinhos e da introdução da ciência no Brasil, passando para a utilização dos quadrinhos para uso educativo/ divulgação da ciência, também abordando a problemática da “vulgarização da ciência”. Para a pesquisa foram utilizados os aportes de teóricos de: Moreira e Massarani (2002), Bueno (2010), Aranha (2014), Moya (1986), Vergueiro (2017) entre outros.

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Biografia do Autor

Eduarda Fernandes da Rosa, UEMS

Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), em 2012. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em 2021.

Nataniel dos Santos Gomes, UEMS

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutor em Linguística pela UFRJ. Pós-doutor em Língua Portuguesa pela UERJ.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Rosa, E. F. da, & Gomes, N. dos S. (2022). HQs & Divulgação científica & HQs de divulgação científica no Brasil: Intersecções. Domínios Da Imagem, 16(30), 223–242. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n30p223