Arte parietal de Pompéia: Imagem e cotidiano no mundo romano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p149

Palavras-chave:

Cultura material, Grafite, Imagem.

Resumo

O artigo apresenta um debate acerca da relevância dos estudos sobre as sociedades antigas, do dialogo entre a Arqueologia e a História e de como os historiadores abordaram seus estudos a respeito de tal tema. Chama a atenção para as muitas intervenções humanas que as cidades antigas sofreram, mas, como é possível por meio da pintura parietal e dos grafites, promover novas interpretações desse passado. Trata das fontes, e destaca os conflitos e contradições da cidade da Campânia promovidos entre grupos rivais. Esta análise é feita por meio do grafite que permitiu construir outras significações do cotidiano apontando a rivalidade para muito além dos grupos comumente estudados. Destaca que a imagem como uma fonte independente é capaz de expressar significados estéticos e simbólicos, ajuda a construir uma interpretação mais complexa do acontecimento estudado.

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Biografia do Autor

Renata Senna Garraffoni, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2014-07-30

Como Citar

Garraffoni, R. S. (2014). Arte parietal de Pompéia: Imagem e cotidiano no mundo romano. Domínios Da Imagem, 1(1), 149–161. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p149

Edição

Seção

Artigos gerais