Da trajetória de um fotógrafo e da legibilidade da fotografia: esboço interpretativo sobre o trabalho de Claro Jansson

Autores

  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Ginane Bezerra Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p59

Palavras-chave:

Fotografia Documental. Claro Jansson - Fotógrafo.

Resumo

Tendo como pano de fundo a sociologia processual de Norbert Elias, este artigo discute a trajetória de Claro Jansson. Fotógrafo de origem sueca que viveu no Brasil entre 1891 e 1954, esse personagem é responsável por um extenso trabalho de documentação fotográfica. Registrou, entre outros temas marcantes, episódios relacionados à Guerra do Contestado e às atividades da Southern Brazil Lumber & Colonization Company. A despeito da relevância desses registros, constata-se a predominância do seu uso como mera fonte ilustrativa. A partir da análise de parte de sua atividade epistolar pretende-se demonstrar que a trajetória do fotógrafo representa condição incontornável para conferir legibilidade às suas fotografias.

Biografia do Autor

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná

Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Rafael Ginane Bezerra, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Sallas, A. L. F., & Bezerra, R. G. (2008). Da trajetória de um fotógrafo e da legibilidade da fotografia: esboço interpretativo sobre o trabalho de Claro Jansson. Discursos Fotograficos, 4(5), 59–80. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p59

Edição

Seção

Artigos