O realismo entre as tecnologias da imagem e os regimes de visualidade: fotografia, cinema e a “virada imagética” do Século XIX

Autores/as

  • Daniel B. Portugal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p33

Palabras clave:

Cultura Visual. Tecnologias da Imagem.

Resumen

O artigo começa com uma discussão de cunho teórico metodológico acerca da relação entre regimes de visualidade e tecnologias da imagem. Em seguida, questiona a objetividade da noção de “realismo” e, rechaçando o determinismo tecnológico, procura analisar algumas transformações históricas que afetaram profundamente os regimes de visualidade do século XIX e que podem ajudar a explicar porque, neste momento, tornou-se viável, pensável e desejável o desenvolvimento da fotografia e, posteriormente, do cinema.

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Biografía del autor/a

Daniel B. Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

Portugal, D. B. (2011). O realismo entre as tecnologias da imagem e os regimes de visualidade: fotografia, cinema e a “virada imagética” do Século XIX. Discursos Fotograficos, 7(11), 33–54. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p33

Número

Sección

Artigos