Um corpo em estado de sombra: a construção do híbrido nas fotografias de Tiago Santana

Autores/as

  • Tércia Montenegro Lemos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p92

Palabras clave:

Fotografia, hibridismo, corpo, contemporaneidade

Resumen

A análise de imagens do fotógrafo cearense Tiago Santana demonstra como sua estética elabora uma composição híbrida dos corpos humano e animal. Suas figuras em simbiose ressaltam a interdependência dos seres no espaço sertanejo, através de diversas escolhas técnicas. Neste artigo, estudamos como a sombra é utilizada enquanto elemento ficcional e transformador da alteridade em identidade, instaurando, na obra de Santana, um paradoxo visual caracterizador da fotografia artística contemporânea.

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Biografía del autor/a

Tércia Montenegro Lemos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Linguística (2008), também pela Universidade Federal do Ceará. É professora associada desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Desenvolve pesquisas nas linhas de Semiótica e Análise do Discurso.

Publicado

2018-12-03

Cómo citar

Lemos, T. M. (2018). Um corpo em estado de sombra: a construção do híbrido nas fotografias de Tiago Santana. Discursos Fotograficos, 14(25), 92–112. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p92

Número

Sección

Artigos