Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso

Autores/as

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p61

Palabras clave:

Filosofia. Política da Imagem. Jacques Rancière - Filósofo.

Resumen

Este artigo pretende abordar, à luz da reflexão de Jacques Rancière, como a política da imagem se revela na produção criativa de cenas dissensuais nas quais o sujeito político emerge, aparece e constitui-se através de um processo de subjetivação. A potência política e criativa que as imagens apresentam conecta-se aos gestos de sobrevivência:operações e agenciamentos que possibilitam e que permitem resistir a capturas, silêncios e aos excessos de discursos construídos midiaticamente, pelas instituições sociais e pelo Estado.

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Biografía del autor/a

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG, com pós-doutorado na Université Stendhal - Grenoble 3. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG.

Publicado

2014-12-16

Cómo citar

Salgueiro Marques, Ângela C. (2014). Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso. Discursos Fotograficos, 10(17), 61–86. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p61

Número

Sección

Artigos