Marc Ferrez: um fotógrafo visualizador do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v17n30p42

Palavras-chave:

Marc Ferrez, Fotografia, Visualidade, Olhar

Resumo

Esse texto tem como objetivo propor um diálogo entre a produção fotográfica de Marc Ferrez (1843-1923) e a proposta conceitual de Mirzoeff (2016) sobre visualidade, contravisualidade e o direito de olhar, partindo-se da hipótese que o fotógrafo traz uma representação visual que legitima o legado colonial presente na sociedade brasileira. Para isso, apresenta-se uma breve cronologia do fotógrafo oitocentista e os conceitos de Mirzoeff a fim de cruzar com seis imagens, sendo duas de cada categoria (Negro, Índio e Paisagem). Conclui-se que Ferrez poderia ser considerado um “visualizador”, atuando como um colonizador por meio de suas imagens, de negros, índios e paisagens. Nelas são perceptíveis os três regimes de visualidade, plantation, imperial e a visualização incoerente, que geram classificação, separação e estetização. Entretanto, devem ser permanentemente abertas a um olhar contravisual, ou seja, questionador daquilo que foi posto. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Rita Vidica, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás. Professora da  Universidade Federal de Goiás.

Gabriela Alves Campos, Universidade Federal de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás

Referências

CARVALHO, Vânia Carneiro. A representação da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

CERON, Ileana Pradilla. Marc Ferrez: uma cronologia da vida e da obra. São Paulo: IMS, 2019.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.

FERREZ, Gilberto. Photography in Brazil, 1840-1900. Tradução de Stella de Sá Rego. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1990.

JOHNSON, William; RICE, Mike; WILLIAMS, Carla. A history of photography: from 1839 to the present. Köln: Taschen, 2015.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833 – 1910). São Paulo: Instituto Moreira Sallles, 2002a.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002b.

KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luiza. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. No estúdio do fotógrafo: representação e auto-representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX. 2006. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2006.

LINARES, Cláudia Rodríguez-Ponga. A imagem colonizada. Revista Ars, São Paulo, SP, ano 13, n. 25, p. 72-87, jan. 2015.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito de olhar. Revista ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 745-768, out. /dez. 2016.

MIRZOEFF, Nicholas. The right to look. Critical Inquiry, Chicago, v. 37, n. 3, p. 473-496, Spring 2011.

MUAZE, Mariana de Aguiar. Violência apaziguada: escravidão e cultivo do café nas fotografias de Marc Ferrez (1882-1885). Revista Brasileira de História, São Paulo, SP, v. 37, n. 74, p. 33-62, 2017.

ROSE, Gilliam. Visual methodologies: introduction to the interpretation of visual materials. Thousand Oaks: Sage Publications, 2001.

TACCA, Fernando de. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. Imagens, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 191-223, jan. / mar. 2011.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo - 1839/1889. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

VASQUEZ, Pedro. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Vidica, A. R., & Campos, G. A. (2021). Marc Ferrez: um fotógrafo visualizador do século XIX. Discursos Fotograficos, 17(30), 42–60. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v17n30p42

Edição

Seção

Artigos