Comunicação visual e ensino de geografia: a cidade de Londrina em cartões-postais escolares (CPE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n37p125

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Comunicação Visual, Vivências Escolares

Resumo

O ensino de Geografia no Brasil, em meio à crescente plataformização e reformas educacionais, enfrenta desafios de se reinventar, buscando atender demandas contemporâneas por meio de práticas que promovam participação ativa e significado para os estudantes. Este artigo, investiga o uso de cartões-postais escolares (CPE) como recurso pedagógico, unindo elementos visuais e conceitos espaciais para refletir sobre o espaço urbano. A pesquisa qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo de Bardin, analisa materiais elaborados em etapas didáticas que conectam registros fotográficos e análises geográficas. Os resultados mostram que os CPE ampliam a compreensão do ambiente urbano, dos conceitos geográficos e valorizam vivências estudantis, fortalecendo a relação entre educação geográfica, expressão visual e protagonismo discente.

Downloads

Biografia do Autor

Liliam Araujo Perez, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED).

Danieli Barbosa de Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora na Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Breno da Conceição Neto, Universidade Estadual de Londrina

 Mestre em Ensino, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Professor na Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BALDISSERA, R.; GONÇALVES, S. M. L. P..; LIEDKE, E. D. O imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postais. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. especial, p. 79-94, out. 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225046/000760739.pdf?sequence=1>. Acesso em: 4 dez. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERNET, J.T. La educación y la ciudad. Educación y Ciudad, Bogotá, n. 2, p. 6-19, maio, 1997. Disponível em: https://revistas.idep.edu.co/index.php/educacion-y-ciudad/article/view/256 . Acesso em: 22 jun. 2023.

BONAFÉ, J. M. El discurso de la ciudad como curriculum de la vida cotidiana. Revista Vagalumear, Tabatinga, v. 2, n. 2, p. 6-14, 2022. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2357/1368 . Acesso em: 14 set. 2022.

CALLAI, H. C. In: CALLAI, H.C.; OLIVEIRA; T. D. de.; COPATTI, C. A cidade para além da forma coleção cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida. Vol. I Curitiba: CRV, 2018.

CARLOS, A. F.A. A cidade. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FIORI, S. R.; LUCENA, W. A. de. O uso da comunicação visual na Geografia: a ilustração nos ambientes escolar, acadêmico e profissional. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 75, p. 117–136, 2020. DOI: 10.14393/RCG217550777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777. Acesso em: 7 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG217550777

GOMES, I. C. P.; FURTADO, W. W.; ECHEVERRÍA, A. R. As imagens ficcionais no ensino de conceitos científicos. Revista Tecnologia e Sociedade. v. 9, n. 18. 2013. DOI: https://doi.org/10.3895/rts.v9n18.2620

SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/tQws4zsftqmGxhq3XqVJTWL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000200009

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Araujo Perez, L., Barbosa de Araujo, D., & da Conceição Neto, B. (2024). Comunicação visual e ensino de geografia: a cidade de Londrina em cartões-postais escolares (CPE). Discursos Fotograficos, 21(37), 125–141. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n37p125