Comunicação visual e ensino de geografia: a cidade de Londrina em cartões-postais escolares (CPE)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n37p125Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Comunicação Visual, Vivências EscolaresResumo
O ensino de Geografia no Brasil, em meio à crescente plataformização e reformas educacionais, enfrenta desafios de se reinventar, buscando atender demandas contemporâneas por meio de práticas que promovam participação ativa e significado para os estudantes. Este artigo, investiga o uso de cartões-postais escolares (CPE) como recurso pedagógico, unindo elementos visuais e conceitos espaciais para refletir sobre o espaço urbano. A pesquisa qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo de Bardin, analisa materiais elaborados em etapas didáticas que conectam registros fotográficos e análises geográficas. Os resultados mostram que os CPE ampliam a compreensão do ambiente urbano, dos conceitos geográficos e valorizam vivências estudantis, fortalecendo a relação entre educação geográfica, expressão visual e protagonismo discente.
Downloads
Referências
BALDISSERA, R.; GONÇALVES, S. M. L. P..; LIEDKE, E. D. O imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postais. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. especial, p. 79-94, out. 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225046/000760739.pdf?sequence=1>. Acesso em: 4 dez. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNET, J.T. La educación y la ciudad. Educación y Ciudad, Bogotá, n. 2, p. 6-19, maio, 1997. Disponível em: https://revistas.idep.edu.co/index.php/educacion-y-ciudad/article/view/256 . Acesso em: 22 jun. 2023.
BONAFÉ, J. M. El discurso de la ciudad como curriculum de la vida cotidiana. Revista Vagalumear, Tabatinga, v. 2, n. 2, p. 6-14, 2022. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2357/1368 . Acesso em: 14 set. 2022.
CALLAI, H. C. In: CALLAI, H.C.; OLIVEIRA; T. D. de.; COPATTI, C. A cidade para além da forma coleção cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida. Vol. I Curitiba: CRV, 2018.
CARLOS, A. F.A. A cidade. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
FIORI, S. R.; LUCENA, W. A. de. O uso da comunicação visual na Geografia: a ilustração nos ambientes escolar, acadêmico e profissional. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 75, p. 117–136, 2020. DOI: 10.14393/RCG217550777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777. Acesso em: 7 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG217550777
GOMES, I. C. P.; FURTADO, W. W.; ECHEVERRÍA, A. R. As imagens ficcionais no ensino de conceitos científicos. Revista Tecnologia e Sociedade. v. 9, n. 18. 2013. DOI: https://doi.org/10.3895/rts.v9n18.2620
SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/tQws4zsftqmGxhq3XqVJTWL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000200009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Liliam Araujo Perez, Danieli Barbosa de Araujo, Breno da Conceição Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.