Influências das produções televisivas para a experiência turística – o caso do Carnaval de Torres Vedras, Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p97Palavras-chave:
Produções televisivas, Experiência turística, Emancipação comunitária, Afirmação turísticaResumo
A pesquisa sobre os efeitos audiovisuais na experiência turística está muito focada nos comportamentos dos turistas. São ainda escassos os estudos sobre o papel da televisão no turismo e as estratégias económicas emancipadoras para o desenvolvimento local. Este estudo interpreta os efeitos das produções televisivas na experiência da visita ao Carnaval de Torres Vedras (Portugal), através da pesquisa de campo, análise documental e inquérito aos visitantes. O principal objetivo foi identificar um conjunto de fatores e atributos que possam contribuir para a afirmação turística e emancipação comunitária. Os resultados apontam para uma resposta positiva, ou seja, é possível que os efeitos das produções televisivas contribuam para a afirmação turística do Carnaval de Torres Vedras
Downloads
Referências
ALI, Faizan; RYU, Kisang; HUSSAIN, Kashif. Influence of experiences on memories, satisfaction and behavioral intentions: a study of creative tourism. Journal of Travel & Tourism Marketing Binghamton, NY, v. 33, n. 1, p. 85–100, 2016. DOI:https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1038418 DOI: https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1038418
ALMEIDA, António S. A. Comunidades turísticas e actores intermediários – a experiência como contributo para a sustentabilidade. In: PEREIRA, José Dantas Lima; VIEITES, Manuel Francisco, LOPES, Marcelino de Sousa (coord.). Teatro e intervenção social. Chaves, PT: Intervenção, 2012. p. 97-110. ISBN:978-989.97571-1-0
ALMEIDA, António S. A. Decomposição identitária e intensificação da experiência turística – entre a emancipação local e a integração internacional. Revista Lusófona de Estudos Culturais, Braga, PT, v. 5, n. 2, p. 409 – 425, 2018. DOI:https://doi.org/10.21814/rlec.359 DOI: https://doi.org/10.21814/rlec.359
ALMEIDA, Paulo; ALMEIDA, António S. A. Introdução à gestão de animação turística. 2. ed. Lisboa: Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-264-2
AMIROU, Rachid. Imaginário turístico e sociabilidades de viagem. Porto: APTUR – estratégias criativas, 2007.
BENI, Mário. Turismo: da economia de serviços à economia da experiência. Turismo (Itajaí): Visão e Acção, Itajaí, SC, v. 6, n. 3, p. 295-306, 2004.
BLANCO, José M. C., DIAZ, Antonio C., DAUDER, Dau G.; SAEZ, Alfredo M. Aproximación psicossocial a la motivación turística: variables implicadas en la elección de Madrid como destino. Estudios Turísticos Madrid, ES, v. 158, p. 5–41, 2003.
CARVALHO, Ana Paula; GOSLING, Marlusa Sevilha; ALMEIDA, António Sérgio Araújo. Influências de séries televisivas na afirmação de Destinos Turísticos–o caso da série Borgen. Discursos Fotograficos, Londrina, v. 14, n. 25, p. 278-307, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p278 DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p278
CASHMORE, Ellis. E a televisão se fez! São Paulo: Summus, 1998.
CASTELLS, Manuel. The information age: economy, society and culture. The rise of the network society. Cambridge, MA: Blackwell, 1996. v. 1. DOI:10.2307/591145.
CASTELLS, Manuel. The information age: economy, society and culture. The power of identity. Cambridge, MA: Blackwell, 1997. v. 2. DOI:10.2307/591145.
CASTELLS, Manuel. The information age: economy, society and culture. The power of identity. End of millennium. Cambridge, MA: Blackwell, 1998. v. 3. DOI:10.2307/591145. DOI: https://doi.org/10.2307/591145
CHI, Christina Geng-Qing; QU, Hailin. Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: an integrated approach. Tourism Management, Guildford, v. 29, n. 4, p. 624-636, 2008. DOI:https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.06.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.06.007
COHEN, Erik. A phenomenology of tourist experiences. Sociology, Oxford, v. 13, p. 179-201, 1979. DOI:10.1177/003803857901300203 DOI: https://doi.org/10.1177/003803857901300203
COSMELLI, José Manuel. Teoria da atratividade turística. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 1997.
CROZIER, Julia M. How do iconic heritage tourist attractions remain relevant to their audience? In: INTERNATIONAL CONGRESS ON TOURISM, 2010, Porto, Portugal. Paper presented […]. Porto: ISCET, 2010.
DANN, Graham. Anomie, Ego-Enhancement and Tourims. Annals of Tourism Research, Nottingham, UK, v. 4, n. 4, p. 184-194, 1977. DOI: https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 DOI: https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8
DANN, Graham. Tourist motivation an appraisal. Annals of Tourism Research, Nottingham, UK, v. 8, n. 2, p. 187-219, 1981. DOI:https://doi.org/10.1016/0160-7383(81)90082-7 DOI: https://doi.org/10.1016/0160-7383(81)90082-7
DELLA CORTE, Valentina; SCIARELLI, Mauro; CASCELLA, Clelia; DEL GAUDIO, Giovana. Customer satisfaction in tourist destination: the case of tourism offer in the city of Naples. Journal of Investment and Management, Rochester, NY, v. 4, n. 1, 2015, p. 39–50, 2015. DOI:10.11648/j.jim.s.2015040101.16 DOI: https://doi.org/10.11648/j.jim.s.2015040101.16
DIAS, Francisco; RAMOS, Dulcineia; MARTINS, Rui; OLIVEIRA, Uriel. Estudo de impacto económico e mediático do carnaval de Torres Vedras. Leiria: Centro de Investigação Aplicada em Turismo/ Instituto Politécnico de Leiria, 2016. ISBN: 978-989-8398-28-4
FISHBEIN, Martin A.; AJZEN, Icek. Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley, 1975.
GÖSSLING, Stefan; SCOTT, Daniel; HALL, Michael C. Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, Clevedon, GB, v. 29, n. 1, p. 1-20, 2020. DOI:https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708 DOI: https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708
HOLBROOK, Morris B.; HIRSCHMAN, Elizabeth C. The experiential aspects of consumption: consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, Gainesville, v. 9, n. 2, 1982, pp. 132–140. DOI:https://doi.org/10.1086/208906 DOI: https://doi.org/10.1086/208906
HWANG, Johye; SEO, Soobin. A critical review of research on customer experience management: theoretical, methodological and cultural perspectives. International Journal of Contemporary Hospitality Management, Bradford, v. 28, n. 10, p. 2218–2246, 2016. DOI:https://doi.org/10.1108/IJCHM-04-2015-0192 DOI: https://doi.org/10.1108/IJCHM-04-2015-0192
JIMENEZ-BARRETO, Jano; RUBIO, Natalia; CAMPO, Sara; MOLINILLO, Sebastián. Linking the online destination brand experience and brand credibility with tourists’ behavioral intentions toward a destination. Tourism Management, Guildford, v. 79, p. 104-101, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104101 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104101
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
KIM, Jong-Hyeong; BRENT Ritchie, J. R. Cross-cultural validation of a memorable tourism experience scale (mtes). Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 53, n. 3, p. 323–335, 2014. DOI:https://doi.org/10.1177/0047287513496468 DOI: https://doi.org/10.1177/0047287513496468
KLENOSKY, David B. The “pull” of tourism destinations: a means-end investigation. Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 40, n. 4, p. 396-403, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/004728750204000405
LARSEN, Svein. Aspects of a psychology of the tourist experience. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, Stavanger, v. 7, n. 1, p. 7-18, 2007. DOI:https://doi.org/10.1080/15022250701226014 DOI: https://doi.org/10.1080/15022250701226014
LIU, Chih-Hsing S. Examining social capital, organizational learning and knowledge transfer in cultural and creation industries of practice. Tourism Management, Guildford, v. 64, p. 258–270, 2018. DOI: 10.1016/j.tourman.2017.09.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.09.001
PAULO, Micael J. H. Carnaval de Torres Vedras: história e identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2015.
PINE, Joseph B.; GILMORE, James H. La economia de la experiencia: el trabajo es teatro y cada empresa une scenario. Barcelona: Edicionesgranica, 2002.
PINHEIRO, Gonçalo S. O mercado da produção de conteúdos para televisão: estudo do caso português. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Católica Portuguesa, Porto Business School, 2017. URL:http://hdl.handle.net/10400.14/23568
PRAYAG, Girish; RYAN, Chris. Antecedents of tourists’ loyalty to mauritius: the role and influence of destination image, place attachment, personal involvement, and satisfaction. Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 51, n. 3, p. 342–356, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0047287511410321
RAPOSO, Paulo. Imagens do carnaval de Torres Vedras: processos da objetivação da cultura. In: TURRES veteras III – atas da história contemporânea. Torres Vedras: Câmara Municipal, Setor da Cultura do Instituto de Estudos Regionais e Municipalismo “Alexandre Herculano”, 2003. p. 201-208.
ROCA, Zoran; MOURÃO, Jorge Carvalho. Identidade local, globalização e desenvolvimento rural: à procura de verificação empírica. In: CONGRESSO DE ESTUDOS RURAIS - Mundo Rural e Património, 1., 2001, Vila Real, Portugal. Anais [...]. Vila Real: UTAD, 2001. CD-ROM.
RYAN, Chris. Ways of conceptualizing the tourist experience: a review of literature. In: STONE, Philip R.; SHARPLEY, Richard. Tourist experience – contemporary perspectives. Canada: Routledge, 2011. Chap. 1, p. 9-20. DOI: https://doi.org/10.1080/02508281.2010.11081617 DOI: https://doi.org/10.1080/02508281.2010.11081617
SALVADOR, Vânia. Experiência turística - expectativas e vivências metamórficas no desenvolvimento pessoal do turista: o caso do comboio histórico a vapor no alto douro vinhateiro. 2012 Dissertação (Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo) – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, 2012. URI: http://hdl.handle.net/10400.8/646
SOUZA, Gabriel. Um olhar diacrônico sobre a televisão brasileira. Cadernos de Comunicação, Santa Maria, RS, v. 25, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X55240 DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X55240
SU, Lujun, HUANG; Songshan; HUANG, Jue. Effects of destination social responsibility and tourism impacts on residents' support for tourism and perceived quality of life. Journal of Hospitality & Tourism Research, New York, v. 42, n. 7, p. 1039–1057, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1096348016671395
TANG, Linghui. Mine your customers or mine your business: the moderating role of culture in online word-of-mouth reviews. Journal of International Marketing, Thousand Oaks, v. 25, n. 2, p. 88–110, 2017. DOI: https://doi.org/10.1509/jim.16.0030
URRY, John; LARSEN, Jonas. The tourist gaze 3.0. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2012. DOI: https://dx.doi.org/10.4135/9781446251904 DOI: https://doi.org/10.4135/9781446251904
VALA, Jorge. A análise de conteúdo. In: SILVA, Augusto; PINTO, José (org.). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 1996. p. 101-128.
YANG, Yang, RUAN, Qian, HUANG, Songshan, LAN, Tian, WANG, Ying. Impact of the covid-19 outbreak on tourists’ real-time on-site emotional experience in reopened tourism destinations. Journal of Hospitality and Tourism Management, Guildford, v. 48, p. 390–394, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2021.07.014
ZHOU, Tao; LU, Yaobin; WANG, Bin. Examining online consumers’ initial trust building from an elaboration likely hood model perspective. Information Systems Frontiers, Switzerland, v. 18, n. 2, p. 265–275, 2016. DOI:https://ideas.repec.org/a/spr/infosf/v18y2016i2d10.1007_s10796-014-9530-5.html DOI: 10.1007/s10796-014-9530-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s10796-014-9530-5
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Discursos Fotograficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discurso fotográfico adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.