Influências das produções televisivas para a experiência turística – o caso do Carnaval de Torres Vedras, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p97

Palavras-chave:

Produções televisivas, Experiência turística, Emancipação comunitária, Afirmação turística

Resumo

A pesquisa sobre os efeitos audiovisuais na experiência turística está muito focada nos comportamentos dos turistas. São ainda escassos os estudos sobre o papel da televisão no turismo e as estratégias económicas emancipadoras para o desenvolvimento local. Este estudo interpreta os efeitos das produções televisivas na experiência da visita ao Carnaval de Torres Vedras (Portugal), através da pesquisa de campo, análise documental e inquérito aos visitantes. O principal objetivo foi identificar um conjunto de fatores e atributos que possam contribuir para a afirmação turística e emancipação comunitária. Os resultados apontam para uma resposta positiva, ou seja, é possível que os efeitos das produções televisivas contribuam para a afirmação turística do Carnaval de Torres Vedras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Carvalho, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha

Doutoranda em Turismo, Universidade de Sevilha, Espanha.

Jesús Manuel López-Bonilla, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha.

Doutor. Professor Catedrático, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha.

António Sérgio Araújo de Almeida, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Politécnico de Leiria - IPLeiria

Doutor. Professor Coordenador, CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Politécnico de Leiria – Portugal.

Referências

ALI, Faizan; RYU, Kisang; HUSSAIN, Kashif. Influence of experiences on memories, satisfaction and behavioral intentions: a study of creative tourism. Journal of Travel & Tourism Marketing Binghamton, NY, v. 33, n. 1, p. 85–100, 2016. DOI:https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1038418 DOI: https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1038418

ALMEIDA, António S. A. Comunidades turísticas e actores intermediários – a experiência como contributo para a sustentabilidade. In: PEREIRA, José Dantas Lima; VIEITES, Manuel Francisco, LOPES, Marcelino de Sousa (coord.). Teatro e intervenção social. Chaves, PT: Intervenção, 2012. p. 97-110. ISBN:978-989.97571-1-0

ALMEIDA, António S. A. Decomposição identitária e intensificação da experiência turística – entre a emancipação local e a integração internacional. Revista Lusófona de Estudos Culturais, Braga, PT, v. 5, n. 2, p. 409 – 425, 2018. DOI:https://doi.org/10.21814/rlec.359 DOI: https://doi.org/10.21814/rlec.359

ALMEIDA, Paulo; ALMEIDA, António S. A. Introdução à gestão de animação turística. 2. ed. Lisboa: Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-264-2

AMIROU, Rachid. Imaginário turístico e sociabilidades de viagem. Porto: APTUR – estratégias criativas, 2007.

BENI, Mário. Turismo: da economia de serviços à economia da experiência. Turismo (Itajaí): Visão e Acção, Itajaí, SC, v. 6, n. 3, p. 295-306, 2004.

BLANCO, José M. C., DIAZ, Antonio C., DAUDER, Dau G.; SAEZ, Alfredo M. Aproximación psicossocial a la motivación turística: variables implicadas en la elección de Madrid como destino. Estudios Turísticos Madrid, ES, v. 158, p. 5–41, 2003.

CARVALHO, Ana Paula; GOSLING, Marlusa Sevilha; ALMEIDA, António Sérgio Araújo. Influências de séries televisivas na afirmação de Destinos Turísticos–o caso da série Borgen. Discursos Fotograficos, Londrina, v. 14, n. 25, p. 278-307, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p278 DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p278

CASHMORE, Ellis. E a televisão se fez! São Paulo: Summus, 1998.

CASTELLS, Manuel. The information age: economy, society and culture. The rise of the network society. Cambridge, MA: Blackwell, 1996. v. 1. DOI:10.2307/591145.

CASTELLS, Manuel. The information age: economy, society and culture. The power of identity. Cambridge, MA: Blackwell, 1997. v. 2. DOI:10.2307/591145.

CASTELLS, Manuel. The information age: economy, society and culture. The power of identity. End of millennium. Cambridge, MA: Blackwell, 1998. v. 3. DOI:10.2307/591145. DOI: https://doi.org/10.2307/591145

CHI, Christina Geng-Qing; QU, Hailin. Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: an integrated approach. Tourism Management, Guildford, v. 29, n. 4, p. 624-636, 2008. DOI:https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.06.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.06.007

COHEN, Erik. A phenomenology of tourist experiences. Sociology, Oxford, v. 13, p. 179-201, 1979. DOI:10.1177/003803857901300203 DOI: https://doi.org/10.1177/003803857901300203

COSMELLI, José Manuel. Teoria da atratividade turística. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 1997.

CROZIER, Julia M. How do iconic heritage tourist attractions remain relevant to their audience? In: INTERNATIONAL CONGRESS ON TOURISM, 2010, Porto, Portugal. Paper presented […]. Porto: ISCET, 2010.

DANN, Graham. Anomie, Ego-Enhancement and Tourims. Annals of Tourism Research, Nottingham, UK, v. 4, n. 4, p. 184-194, 1977. DOI: https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 DOI: https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8

DANN, Graham. Tourist motivation an appraisal. Annals of Tourism Research, Nottingham, UK, v. 8, n. 2, p. 187-219, 1981. DOI:https://doi.org/10.1016/0160-7383(81)90082-7 DOI: https://doi.org/10.1016/0160-7383(81)90082-7

DELLA CORTE, Valentina; SCIARELLI, Mauro; CASCELLA, Clelia; DEL GAUDIO, Giovana. Customer satisfaction in tourist destination: the case of tourism offer in the city of Naples. Journal of Investment and Management, Rochester, NY, v. 4, n. 1, 2015, p. 39–50, 2015. DOI:10.11648/j.jim.s.2015040101.16 DOI: https://doi.org/10.11648/j.jim.s.2015040101.16

DIAS, Francisco; RAMOS, Dulcineia; MARTINS, Rui; OLIVEIRA, Uriel. Estudo de impacto económico e mediático do carnaval de Torres Vedras. Leiria: Centro de Investigação Aplicada em Turismo/ Instituto Politécnico de Leiria, 2016. ISBN: 978-989-8398-28-4

FISHBEIN, Martin A.; AJZEN, Icek. Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley, 1975.

GÖSSLING, Stefan; SCOTT, Daniel; HALL, Michael C. Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, Clevedon, GB, v. 29, n. 1, p. 1-20, 2020. DOI:https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708 DOI: https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708

HOLBROOK, Morris B.; HIRSCHMAN, Elizabeth C. The experiential aspects of consumption: consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, Gainesville, v. 9, n. 2, 1982, pp. 132–140. DOI:https://doi.org/10.1086/208906 DOI: https://doi.org/10.1086/208906

HWANG, Johye; SEO, Soobin. A critical review of research on customer experience management: theoretical, methodological and cultural perspectives. International Journal of Contemporary Hospitality Management, Bradford, v. 28, n. 10, p. 2218–2246, 2016. DOI:https://doi.org/10.1108/IJCHM-04-2015-0192 DOI: https://doi.org/10.1108/IJCHM-04-2015-0192

JIMENEZ-BARRETO, Jano; RUBIO, Natalia; CAMPO, Sara; MOLINILLO, Sebastián. Linking the online destination brand experience and brand credibility with tourists’ behavioral intentions toward a destination. Tourism Management, Guildford, v. 79, p. 104-101, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104101 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104101

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KIM, Jong-Hyeong; BRENT Ritchie, J. R. Cross-cultural validation of a memorable tourism experience scale (mtes). Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 53, n. 3, p. 323–335, 2014. DOI:https://doi.org/10.1177/0047287513496468 DOI: https://doi.org/10.1177/0047287513496468

KLENOSKY, David B. The “pull” of tourism destinations: a means-end investigation. Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 40, n. 4, p. 396-403, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/004728750204000405

LARSEN, Svein. Aspects of a psychology of the tourist experience. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, Stavanger, v. 7, n. 1, p. 7-18, 2007. DOI:https://doi.org/10.1080/15022250701226014 DOI: https://doi.org/10.1080/15022250701226014

LIU, Chih-Hsing S. Examining social capital, organizational learning and knowledge transfer in cultural and creation industries of practice. Tourism Management, Guildford, v. 64, p. 258–270, 2018. DOI: 10.1016/j.tourman.2017.09.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.09.001

PAULO, Micael J. H. Carnaval de Torres Vedras: história e identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2015.

PINE, Joseph B.; GILMORE, James H. La economia de la experiencia: el trabajo es teatro y cada empresa une scenario. Barcelona: Edicionesgranica, 2002.

PINHEIRO, Gonçalo S. O mercado da produção de conteúdos para televisão: estudo do caso português. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Católica Portuguesa, Porto Business School, 2017. URL:http://hdl.handle.net/10400.14/23568

PRAYAG, Girish; RYAN, Chris. Antecedents of tourists’ loyalty to mauritius: the role and influence of destination image, place attachment, personal involvement, and satisfaction. Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 51, n. 3, p. 342–356, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0047287511410321

RAPOSO, Paulo. Imagens do carnaval de Torres Vedras: processos da objetivação da cultura. In: TURRES veteras III – atas da história contemporânea. Torres Vedras: Câmara Municipal, Setor da Cultura do Instituto de Estudos Regionais e Municipalismo “Alexandre Herculano”, 2003. p. 201-208.

ROCA, Zoran; MOURÃO, Jorge Carvalho. Identidade local, globalização e desenvolvimento rural: à procura de verificação empírica. In: CONGRESSO DE ESTUDOS RURAIS - Mundo Rural e Património, 1., 2001, Vila Real, Portugal. Anais [...]. Vila Real: UTAD, 2001. CD-ROM.

RYAN, Chris. Ways of conceptualizing the tourist experience: a review of literature. In: STONE, Philip R.; SHARPLEY, Richard. Tourist experience – contemporary perspectives. Canada: Routledge, 2011. Chap. 1, p. 9-20. DOI: https://doi.org/10.1080/02508281.2010.11081617 DOI: https://doi.org/10.1080/02508281.2010.11081617

SALVADOR, Vânia. Experiência turística - expectativas e vivências metamórficas no desenvolvimento pessoal do turista: o caso do comboio histórico a vapor no alto douro vinhateiro. 2012 Dissertação (Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo) – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, 2012. URI: http://hdl.handle.net/10400.8/646

SOUZA, Gabriel. Um olhar diacrônico sobre a televisão brasileira. Cadernos de Comunicação, Santa Maria, RS, v. 25, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X55240 DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X55240

SU, Lujun, HUANG; Songshan; HUANG, Jue. Effects of destination social responsibility and tourism impacts on residents' support for tourism and perceived quality of life. Journal of Hospitality & Tourism Research, New York, v. 42, n. 7, p. 1039–1057, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1096348016671395

TANG, Linghui. Mine your customers or mine your business: the moderating role of culture in online word-of-mouth reviews. Journal of International Marketing, Thousand Oaks, v. 25, n. 2, p. 88–110, 2017. DOI: https://doi.org/10.1509/jim.16.0030

URRY, John; LARSEN, Jonas. The tourist gaze 3.0. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2012. DOI: https://dx.doi.org/10.4135/9781446251904 DOI: https://doi.org/10.4135/9781446251904

VALA, Jorge. A análise de conteúdo. In: SILVA, Augusto; PINTO, José (org.). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 1996. p. 101-128.

YANG, Yang, RUAN, Qian, HUANG, Songshan, LAN, Tian, WANG, Ying. Impact of the covid-19 outbreak on tourists’ real-time on-site emotional experience in reopened tourism destinations. Journal of Hospitality and Tourism Management, Guildford, v. 48, p. 390–394, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2021.07.014

ZHOU, Tao; LU, Yaobin; WANG, Bin. Examining online consumers’ initial trust building from an elaboration likely hood model perspective. Information Systems Frontiers, Switzerland, v. 18, n. 2, p. 265–275, 2016. DOI:https://ideas.repec.org/a/spr/infosf/v18y2016i2d10.1007_s10796-014-9530-5.html DOI: 10.1007/s10796-014-9530-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s10796-014-9530-5

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Carvalho, A. P. dos S., López-Bonilla, J. M., & Almeida, A. S. A. de. (2021). Influências das produções televisivas para a experiência turística – o caso do Carnaval de Torres Vedras, Portugal. Discursos Fotograficos, 18(31), 97–116. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p97

Edição

Seção

Artigos