Influências das produções televisivas para a experiência turística – o caso do Carnaval de Torres Vedras, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p97

Palavras-chave:

Produções televisivas, Experiência turística, Emancipação comunitária, Afirmação turística

Resumo

A pesquisa sobre os efeitos audiovisuais na experiência turística está muito focada nos comportamentos dos turistas. São ainda escassos os estudos sobre o papel da televisão no turismo e as estratégias económicas emancipadoras para o desenvolvimento local. Este estudo interpreta os efeitos das produções televisivas na experiência da visita ao Carnaval de Torres Vedras (Portugal), através da pesquisa de campo, análise documental e inquérito aos visitantes. O principal objetivo foi identificar um conjunto de fatores e atributos que possam contribuir para a afirmação turística e emancipação comunitária. Os resultados apontam para uma resposta positiva, ou seja, é possível que os efeitos das produções televisivas contribuam para a afirmação turística do Carnaval de Torres Vedras

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Carvalho, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha

Doutoranda em Turismo, Universidade de Sevilha, Espanha.

Jesús Manuel López-Bonilla, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha.

Doutor. Professor Catedrático, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha.

António Sérgio Araújo de Almeida, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Politécnico de Leiria - IPLeiria

Doutor. Professor Coordenador, CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Politécnico de Leiria – Portugal.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Carvalho, A. P. dos S., López-Bonilla, J. M., & Almeida, A. S. A. de. (2021). Influências das produções televisivas para a experiência turística – o caso do Carnaval de Torres Vedras, Portugal. Discursos Fotograficos, 18(31), 97–116. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p97

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Artigos