O anacronismo e subjetividade nas fotografias de rua de Vivian Maier

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v19n33p82

Palavras-chave:

Fotografia, Vivian Maier, anacronismo, fotografia de rua

Resumo

Partindo de um olhar anacrônico para interpretar as imagens no presente, este artigo fará uma breve análise teórica de algumas acepções sobre o espaço urbano como espaço de visibilidade e criação artística para a fotógrafa americana Vivian Maier. Ela, que também trabalhava como cuidadora de crianças, fotografou muito as cidades por onde passou e seus personagens, incluindo ela mesma. Sempre acompanhada de sua câmera, cada saída fotográfica era uma nova experiência. Sua obra dialoga com o seu tempo e com a história da fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandara da Costa Ferreira, Universidade de Brasilia - UnB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). 

Referências

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DELEUZE. Gilles. A Imagem-tempo :cinema 2 São Paulo: Brasiliense, 2005a.

DELEUZE. Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. São Paulo: Papirus Editora, 1994.

FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. in: Fotografia: usos e funções no século XIX, São Paulo: Edusp, 1991.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 1977.

LEDERMAN, Erika. Fotografia de rua. In: HACKING, Juliet (edição). Tudo sobre fotografia. Trad. Fernanda Abreu, Fabiano Moraes e Ivo Korytowski. Sextante: Rio de janeiro, 2012.

LISSOVSKY, Mauricio. Os fotógrafos do futuro e o futuro da fotografia. In: MONTANO, Sonia; FISCHER, Gustavo;

KILPP, Suzana (Orgs.) Impacto das novas mídias no estatuto da imagem. Porto Alegre: Sulina, 2012.

LOMBARDI, Kátia Hallak. Documentário Imaginário: reflexões sobre a fotografia documental contemporânea. Revista Discursos Fotográficos, Londrina, v.4, n.4, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1505/125 1>. Acesso em: 6 de setembro de 2021.

MAIER, V; MALOOF, J; DYER, G. Vivian Maier: Street Photographer. New York:

powerHouse Books, 2011.

MAIER, V; MALOOF, J; AVEDON, E. Vivian Maier: Self-portraits. New York: powerHouse Books, 2013.

RIEDL, Titus. Entrevista de Titus Riedl a Eder Chiodetto. In: Arte Brasileira: além do sistema (Catálogo). Curadoria: Paulo Sérgio Duarte. São Paulo: Galeria Estação, 2010.

SCOTT, C. Street photography: from Atget to Stieglitz. Nova Iorque: I. B.Tauris & Co, 2009.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução: Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Editora São Paulo, 2010.

WEBER, Eva. Pioneers of photography. New York: Smithmark Publishers, 1995.

Filmografia

A Fotografia Oculta de Vivian Maier. Direção: John Maloof e Charlie Siskel. IFC Films, 2013. (84 min).

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ferreira, D. da C. (2022). O anacronismo e subjetividade nas fotografias de rua de Vivian Maier. Discursos Fotograficos, 19(33), 82–101. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v19n33p82

Edição

Seção

Artigos