Faces do Maria Celeste: rito e memória em narrativas fotojornalísticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p66Palavras-chave:
Maria Celeste, narrativas fotojornalísticas, tragédia, rito e memória.Resumo
Nesta segunda parte da série de reflexões sobre a imagem fotojornalística via análise da capa do Jornal do Povo de 19 de março de 1954, interessa-nos compreender o incêndio e explosões do Maria Celeste para além da pretensa objetividade de sua tradução verbo-visual-espacial. De que forma as narrativas fotojornalísticas contribuem (ou podem contribuir) para a construção da memória dos fatos narrados? Como resultado de um exercício crítico, reflexivo e analítico documental, e a partir da revisão bibliográfica do pensamento Christoph Wulf, acreditamos ser tal rito espécie de elo entre imaginação e memória ao presentificar os rostos de seis dos mortos da tragédia naquela capa.Métricas
Referências
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walte. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 91-107. (Obras Escolhidas, v.1).
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Editora: Perspectiva. São Paulo. 1998.
FRAGA, Estefania Knotz Canguçu; AZOUBEL, Diogo. No silêncio dos vestígios: o naufrágio do Maria Celeste na capa do Jornal do Povo. Líbero, São Paulo, v. 43, p. 108-120, jan./jun. 2019.
JORNAL DO POVO. Capa da edição de 19 de março de 1954. Disponível em: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/acervo_digital/arq_ad/20141106174917.pdf . Acesso em 01 jun. 2017.
MORIN, Edgar. “Sapiens-demens”. In: MORIN, Edga. O Enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. p. 93-111.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
WULF, Christoph. A criação do ser humano através da imaginação. In.: WULF, Christoph. Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013. p. 21-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Discursos Fotográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.