Um corpo em estado de sombra: a construção do híbrido nas fotografias de Tiago Santana

Autores

  • Tércia Montenegro Lemos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p92

Palavras-chave:

Fotografia, hibridismo, corpo, contemporaneidade

Resumo

A análise de imagens do fotógrafo cearense Tiago Santana demonstra como sua estética elabora uma composição híbrida dos corpos humano e animal. Suas figuras em simbiose ressaltam a interdependência dos seres no espaço sertanejo, através de diversas escolhas técnicas. Neste artigo, estudamos como a sombra é utilizada enquanto elemento ficcional e transformador da alteridade em identidade, instaurando, na obra de Santana, um paradoxo visual caracterizador da fotografia artística contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tércia Montenegro Lemos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Linguística (2008), também pela Universidade Federal do Ceará. É professora associada desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Desenvolve pesquisas nas linhas de Semiótica e Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

Lemos, T. M. (2018). Um corpo em estado de sombra: a construção do híbrido nas fotografias de Tiago Santana. Discursos Fotograficos, 14(25), 92–112. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p92

Edição

Seção

Artigos