Fotojornalismo: o real e o verosímil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p108Palavras-chave:
Fotografia, fotojornalismo, real, verosímil, memória, natureza mnemónica da fotografia, ato fotográfico.Resumo
Este artigo nasce da investigação “A Fotografia Documental na Imprensa Nacional: o Real e o Verosímil”, um estudo desenvolvido em 2014, na Universidade Nova de Lisboa-FCSH (Faculdade de Ciência Sociais e Humanas), que pretendeu perceber a essência da fotografia de imprensa portuguesa através das representações que os fotógrafos traçam da fotografia, do ato fotográfico e do jornalismo. Num universo português de pouco mais de 200 profissionais exclusivamente de informação generalista, com uma amostra de 90 entrevistas, concluiu-se que a fotografia de imprensa é a perspetiva do fotógrafo sobre o real e aproxima-se muito mais da verosimilhança do que do real.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-16
Como Citar
Cardoso, F. L. (2018). Fotojornalismo: o real e o verosímil. Discursos Fotograficos, 14(24), 108–129. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p108
Edição
Seção
Artigos
Licença
Discurso fotográfico adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.