Imagens insurgentes: notas sobre a fotografia urbana no Ceará

Autores

  • Osmar Gonçalves Reis Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n22p107

Palavras-chave:

Fotografia Urbana. Estética e Política. Imagens Insurgentes.

Resumo

presente artigo procura investigar uma inflexão estética importante na fotografia cearense: a emergência da cidade como dispositivo, como um tema privilegiado, uma categoria topológica. Dialogando com os trabalhos de Benjamin, Certeau e Rancière, nos interessa propor aqui uma análise que entrelaça as dimensões estética e política da fotografia. Trata-se de pensar o que pode a imagem fotográfica diante das transformações abusivas pelas quais passam hoje cidades como Fortaleza? Como ela poderia intervir no espaço urbano, reconfigurando os territórios sensíveis, apontando para novas formas de viver e habitar juntos? Para tanto, propomos uma interseção teórica e analítica com o ensaio Gente no Centro (2011), de Silas de Paula.

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Biografia do Autor

Osmar Gonçalves Reis Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor (PhD)

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Publicado

2017-08-13

Como Citar

Reis Filho, O. G. (2017). Imagens insurgentes: notas sobre a fotografia urbana no Ceará. Discursos Fotograficos, 13(22), 107–127. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n22p107