Os passos pedem passagem: Um estudo etnográfico sobre Ruínas de estações ferroviárias no sul do RS

Autores

  • Beatriz Rodrigues Ferreira Unicamp
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p213

Palavras-chave:

Fotoetnografia. Paisagem Urbana.

Resumo

Através deste artigo propõe-se discutir elementos para a composição de uma etnografia sobre o urbano, tendo como objeto de estudo as percepções dos transeuntes sobre o espaço urbano no qual estão inseridos, e com o qual estabelecem relações de significado. Na presente descrição, toma-se como ponto de partida uma incursão etno-fotográfica à Estação Ferroviária da cidade de Pelotas, RS, utilizando a imagem como um elemento revelador do contexto do lugar, no intuito de discutir questões como os modos de percepção sobre as ruínas na paisagem urbana, a produção de itinerários sobre a cidade e a resignificação destes espaços em decomposição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Ferreira, Unicamp

Formada em História e Filosofia, especialista em fotografia e mestranda em História.

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Antropologia pela Universidadade Paris V Sorbonne (1994). Pesquisadora do Laboratório de Antropologia Social e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora de pesquisa do Laboratório de Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Ferreira, B. R., & Rocha, A. L. C. da. (2010). Os passos pedem passagem: Um estudo etnográfico sobre Ruínas de estações ferroviárias no sul do RS. Discursos Fotograficos, 6(8), 213–230. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p213

Edição

Seção

Artigos