Imagens que consumimos, imagens que nos consomem: afetações do corpo na era da virtualidade

Autores

  • Michel de Oliveira Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p13

Palavras-chave:

Semiótica da Cultura. Consumo de Imagens. Cultura Visual. Iconofagia.

Resumo

Este estudo aborda a influência das imagens sobre as reconfigurações do corpo na contemporaneidade. Para traçar uma compreensão inicial sobre isso, apresenta-se a avaliação crítica de três fenômenos: o imperativo do físico perfeito, a estética da pele impecável e a lógica do corpo como mercadoria. Análise que visa estabelecer conexões entre esses processos, situando-os como componentes da complexa teia da atual cultura visual.

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Biografia do Autor

Michel de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em Comunicação e especialista em Fotografia: Práxis e Discurso, ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2015-06-27

Como Citar

Silva, M. de O., & Londero, R. R. (2015). Imagens que consumimos, imagens que nos consomem: afetações do corpo na era da virtualidade. Discursos Fotograficos, 11(18), 13–33. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p13