A fotografia como registro da mudança da paisagem urbana: a desativação do antigo cemitério municipal de Frederico Westphalen (RS)

Autores

  • Fernanda Kieling Pedrazzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandro Antonio Kempka Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p179

Palavras-chave:

Fotografia Documental. Cemitério Municipal de Frederico Westphalen. Paisagem Urbana. Documento iconográfico.

Resumo

Este artigo traz resultados parciais do projeto de pesquisa Visita ao antigo Cemitério Municipal de Frederico Westphalen (RS) e busca evidenciar – em imagens captadas ao longo do processo – a mudança ocorrida na paisagem urbana do município. A fotografia, neste contexto, é considerada como um documento que possibilita o registro das transformações da sociedade e serve como referência para analisar o passado e o presente diante das ações em torno da desocupação do cemitério abandonado. Do projeto também resultou um banco de imagens, com olhar jornalístico, sobre a “desocupação” e transformação do espaço antes ocupado pelo cemitério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Kieling Pedrazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (RS). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM.

Leandro Antonio Kempka, Federal de Santa Maria

Acadêmico de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (RS).

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Pedrazzi, F. K., & Kempka, L. A. (2008). A fotografia como registro da mudança da paisagem urbana: a desativação do antigo cemitério municipal de Frederico Westphalen (RS). Discursos Fotograficos, 4(5), 179–194. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p179

Edição

Seção

Artigos