A fotografia como evidência histórica: retratos da família Mitsi

Autores

  • Márcia Eléia Manha Mitsi Universidade Estadual de Londrina.
  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p131

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. História. Retratos de Família.

Resumo

O estudo tem como objetivo verificar a possibilidade de utilizar a fotografia de família como evidência para produção do conhecimento histórico. A partir da teoria semiótica de A. J. Greimas, da leitura crítica de obras de arte, proposta por R. W. Ott, e das fichas de leitura de fotografias, proposta por Mauad, elaboramos um instrumento para facilitar a leitura das representações presentes na fotografia. Apoiado neste instrumento foram realizadas leituras de três fotografias da família Mitsi das décadas de 30, 40 e 50, respectivamente. Foi possível levantar registros de vários aspectos históricos. Verificou-se que a semiótica pode ser uma disciplina auxiliar na produção historiográfica, no que diz respeito à utilização de fotografia como evidência histórica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Eléia Manha Mitsi, Universidade Estadual de Londrina.

Graduada em História. Especialista em Filosofia (História do Pensamento Brasileiro) e em Fotografia (Práxis e Discurso Fotográfico) pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Arte Visual e do Curso de Especialização em Fotografia da UEL.

 

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Mitsi, M. E. M., & Souza, M. I. P. de O. (2008). A fotografia como evidência histórica: retratos da família Mitsi. Discursos Fotograficos, 4(5), 131–158. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p131

Edição

Seção

Artigos