Visão além da visibilidade : o universo das imagens na contemporaneidade e a instauração da obra em quadrinhos Américo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p273Palavras-chave:
Teses e Dissertações. História em Quadrinhos. Teorias da Imagem.Resumo
Por meio da articulação entre determinadas teorias da imagem e a metodologia de pesquisa em arte, se pretende criar uma obra em quadrinhos que problematize a condição humana diante do mundo contemporâneo constituído por imagens. As teorias da imagem aqui abordadas partem do conceito de escalada da abstração de Vilém Flusser, na qual concebe a contemporaneidade e o futuro próximo como domínio das imagens técnicas produzidas por aparelhos que invertem os vetores de significação entre realidade e imagem. Complementam a discussão a teoria do espetáculo de Guy Debord e a teoria do simulacro de Jean Baudrillard. Tais teorias pretendem compor um paradigma da contemporaneidade de modo a estabelecer a referência adequada à produção do quadrinho. A partir de tal referencial teórico, aborda-se a linguagem artística buscando constituir a devida relação entre teoria e prática. Assim sendo, se investiga a linguagem dos quadrinhos em relação às aproximações teóricas, assim como se descreve o processo de instauração do quadrinho, intitulado Américo, identificando e explicando os recursos da linguagem quadrinística utilizados, além de estabelecer as relações entre a história desenvolvida com a abordagem teórica.
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