Três visões da fotografia: autor, turista e pesquisador

Autores

  • Bruna Alves Lôbo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia Bastos Alves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p55

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Marketing turístico. João Pessoa (PB).

Resumo

A fotografia pode incitar um debate crítico sobre a desconstrução e a transformação da realidade, sobretudo como instrumento ideológico. No caso deste artigo, foram analisadas fotografias utilizadas para divulgar dois lugares de João Pessoa (PB): a lagoa do Parque Solón de Lucena e a Praia de Tambaú. Para analisar qualitativamente estas fotografias – pelo olhar do autor, do
turista e do pesquisador – recorreu-se à iconografia e à narrativa
visual. Pela análise, foi possível compreender como fotografias com diferentes origens podem fornecer subsídios para um entendimento sobre a produção de imagens de atrativos turísticos da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Alves Lôbo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Turismo – Habilitação em Marketing pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Docência Superior pela mesma instituição. Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Lúcia Bastos Alves, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Lôbo, B. A., & Alves, M. L. B. (2012). Três visões da fotografia: autor, turista e pesquisador. Discursos Fotograficos, 8(13), 55–70. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p55

Edição

Seção

Artigos