Três visões da fotografia: autor, turista e pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p55Palavras-chave:
Análise Fotográfica. Marketing turístico. João Pessoa (PB).Resumo
A fotografia pode incitar um debate crítico sobre a desconstrução e a transformação da realidade, sobretudo como instrumento ideológico. No caso deste artigo, foram analisadas fotografias utilizadas para divulgar dois lugares de João Pessoa (PB): a lagoa do Parque Solón de Lucena e a Praia de Tambaú. Para analisar qualitativamente estas fotografias – pelo olhar do autor, doturista e do pesquisador – recorreu-se à iconografia e à narrativa
visual. Pela análise, foi possível compreender como fotografias com diferentes origens podem fornecer subsídios para um entendimento sobre a produção de imagens de atrativos turísticos da cidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-31
Como Citar
Lôbo, B. A., & Alves, M. L. B. (2012). Três visões da fotografia: autor, turista e pesquisador. Discursos Fotograficos, 8(13), 55–70. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p55
Edição
Seção
Artigos
Licença
Discurso fotográfico adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.