Do parnaso aos trópicos origem e evolução do tribunal do júri

Autores/as

  • Eduardo Diniz Neto Escola da Magistratura do Trabalho - EMATRA/PR.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n3p117

Palabras clave:

Tribunal do Júri, História, Origem, Evolução.

Resumen

O Tribunal do Júri é, sabidamente, a mais democrática das instituições jurídicas.Como verdadeira homenagem à soberania popular pelo exercício direto daadministração da justiça, não é sem razão que sua criação e adoção,contemporaneamente, coincidem com contextos históricos de rupturaliberalizante. Sua gênese, no entanto, remonta, para muitos, à antigüidade. Buscarsuas origens mais remotas, passando por sua evolução no tempo e no espaço, atéchegar aos contornos atuais do instituto em nosso ordenamento jurídico são ospropósitos primordiais deste trabalho, aos quais se alia o auspício de contribuir,ainda que timidamente, para uma melhor compreensão de suas características esistematização, a despertar, quiçá, proposições para a contínua modernização eaperfeiçoamento do tribunal popular, de modo que continue a consubstanciarefetivo instrumento de realização de justiça.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Diniz Neto, Escola da Magistratura do Trabalho - EMATRA/PR.

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra-Portugal. Promotor de Justiça em Londrina-PR. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Coordenador do Curso de Especialização lato sensu em Direito Penal e Processual Penal da UEL. Professor e membro do Conselho Diretivo da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná - FEMPAR. Professor da Escola da Magistratura do Trabalho - EMATRA/PR. Secretário da coordenação paranaense da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais – ABPCP.

Publicado

2006-12-15

Cómo citar

Diniz Neto, E. (2006). Do parnaso aos trópicos origem e evolução do tribunal do júri. Revista Do Direito Público, 1(3), 117–138. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n3p117

Número

Sección

Artigos