Alterações climáticas e o direito internacional dos refugiados: a busca pela dignidade humana e pela cidadania dos refugiados ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p151Palavras-chave:
Refugiados ambientais, Mudanças climáticas, Cidadania, Dignidade humana.Resumo
Apresenta a importância do reconhecimento da condição jurídica de refugiados ambientais para as pessoas que são obrigadas a saírem de seus lares e se deslocarem para outros países em decorrência de catástrofes naturais ou condições climáticas desfavoráveis. Tendo em vista que milhares de pessoas tiveram e tem que deixar os seus países, para poderem sobreviver, são fundamentais políticas públicas e legislações específicas para que elas sejam acolhidas em seus novos destinos, que tenham suporte médico, assistencial, psicológico, jurídico e educacional, e que a elas sejam garantidas a dignidade humana e a cidadania, e os direitos destas decorrentes. O tema é complexo e não se pretende esgotá-lo. Envolve diversas ramificações do Direito, com ênfase para os Direitos Humanos, o Direito Ambiental, o Direito Constitucional e o Direito Internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.