Influência dos conhecimentos em nutrição e fatores socioeconômicos no excesso de peso infantil

Autores/as

  • Vanessa Madeira Dias
  • Luana Bernardi UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS).
  • Tatiane Winkler Marques Machado
  • Marcela Magro
  • Daniele Gonçalves Vieira

Palabras clave:

Conhecimento, antropometria, obesidade.

Resumen

Introdução: Nota-se uma diminuição do número de casos de desnutrição e aumento do excesso de peso em crianças. O objetivo foi estudar a influência dos conhecimentos em nutrição de crianças, bem como dos fatores socioeconômicos dos responsáveis, no excesso de peso do público pré-escolar da rede pública de Guarapuava-PR. Metodologia: Estudo transversal, com 170 crianças (0 a 5 anos de idade), de creches públicas municipais. A avaliação nutricional ocorreu através dos indicadores preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Foi utilizado um questionário para avaliação das informações socioeconômicas dos responsáveis, e outro sobre os conhecimentos em nutrição das crianças. Para a análise estatística, utilizou-se o teste de Qui-quadrado, com nível de significância de 5% e nível de confiança de 95%. Resultados e Discussão: Foi encontrada elevada prevalência de excesso de peso (IMC/I=31,8%, P/E=32,5%; P/I=16,5%) e de bons conhecimentos em nutrição (52,9%). Observou-se que as crianças que possuem baixos conhecimentos em nutrição apresentam maior prevalência de excesso de peso (p<0,05). Este fato pode estar relacionado à introdução precoce de alimentos industrializados, ao desinteresse dos pais em saber o valor nutricional dos alimentos que oferecem aos seus filhos e, ao não incentivo das crianças, por parte de algumas instituições, em apresentarem novos alimentos. Conclusão: A prevalência de excesso de peso foi elevada, sendo que o conhecimento em nutrição foi o único fator que apresentou relação com esta desordem nutricional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Madeira Dias

Nutricionista.

Luana Bernardi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS).

NUTRICIONISTA, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E ALIMENTOS FUNCIONAIS (UEL), MESTRE EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO (UNICENTRO) E DOUTORANDA EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÇAO CENTRO-OESTE PELA UFMS.

Tatiane Winkler Marques Machado

Nutricionista.

Marcela Magro

Nutricionista da Prefeitura de Guarapuava-PR.

Daniele Gonçalves Vieira

Nutricionista, Professora do Departamento de Nutrição (Unicentro).

Publicado

2018-01-31

Cómo citar

Dias, V. M., Bernardi, L., Machado, T. W. M., Magro, M., & Vieira, D. G. (2018). Influência dos conhecimentos em nutrição e fatores socioeconômicos no excesso de peso infantil. Biosaúde, 19(1), 26–38. Recuperado a partir de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/29970

Número

Sección

Artigos