Mortalidade materna e perfil socioeconômico e causal dos óbitos da 8ª Regional de Saúde do Paraná no período de 2008 a 2014.

Autores/as

  • Léia Carolina Lucio Solteira
  • Eloisa Édina Slongo
  • Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida
  • Greicy Augusto Cezar do Amaral
  • Claudicéia Risso-Pascotto
  • Rosebel Trindade Cunha Prates
  • Carolina Panis
  • Aedra Carla Bufalo
  • Geraldo Emílio Vicentini

Palabras clave:

óbitos maternos, causas diretas e indiretas, condição socioeconômica, serviços de saúde

Resumen

A Razão de Mortalidade Materna (RMM) é um indicador das condições de saúde e do desenvolvimento socioeconômico de uma região. Valores elevados da RMM podem sinalizar problemas na qualidade dos serviços de assistência à gestação, parto e puerpério. O presente trabalho teve como objetivo principal caracterizar o perfil socioeconômico e causal dos óbitos maternos registrados na 8ª Regional de Saúde (8ªRS) do município de Francisco Beltrão, PR, entre 2008 e 2014 e, comparar a RMM da 8ªRS com as demais regionais de saúde da Macrorregião Oeste do Paraná, com a RMM do Estado do Paraná e a RMM do Brasil. O estudo foi realizado baseado em dados coletados nos prontuários médicos, declarações de óbitos disponibilizados pela 8ªRS e através de acesso ao Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) (DataSus; Ministério da Saúde). A RMM para 8ªRS foi calculada pela divisão do número de óbitos maternos analisados pelo número de nascidos vivos por ano e o resultado multiplicado por 100 mil. Para as demais regionais de saúde, Estado do Paraná e Brasil as informações foram obtidas do SIM. As variáveis socioeconômicas investigadas foram: idade materna, escolaridade, ocupação, estado civil e raça/cor, apenas para a 8ªRS. Os resultados apontam para RMM elevadas no Paraná e Brasil, particularmente, para 8ª regional nos anos de 2009 e 2014. E traça um perfil socioeconômico das mulheres que foram a óbitos como aquelas com baixa escolaridade, ocupações simples, jovens entre 20 e 39 anos, solteiras e caucasianas. Além disso, pode ser observado que as causas de morte materna não caracterizam um grupo específico, mas retrata possível comprometimento no atendimento as gestantes o que poderia estar interferindo na RMM da 8ªRS do Estado do Paraná. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Léia Carolina Lucio, Solteira

Centro de Ciências da Saúde, UNIOESTE, Francisco Beltrão

Publicado

2016-08-10

Cómo citar

Lucio, L. C., Slongo, E. Édina, Defante Ferreto de Almeida, L. E., Cezar do Amaral, G. A., Risso-Pascotto, C., Trindade Cunha Prates, R., Panis, C., Bufalo, A. C., & Vicentini, G. E. (2016). Mortalidade materna e perfil socioeconômico e causal dos óbitos da 8ª Regional de Saúde do Paraná no período de 2008 a 2014. Biosaúde, 18(1), 9–20. Recuperado a partir de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24470

Número

Sección

Artigos