Influência dos conhecimentos em nutrição e fatores socioeconômicos no excesso de peso infantil
Palavras-chave:
Conhecimento, antropometria, obesidade.Resumo
Introdução: Nota-se uma diminuição do número de casos de desnutrição e aumento do excesso de peso em crianças. O objetivo foi estudar a influência dos conhecimentos em nutrição de crianças, bem como dos fatores socioeconômicos dos responsáveis, no excesso de peso do público pré-escolar da rede pública de Guarapuava-PR. Metodologia: Estudo transversal, com 170 crianças (0 a 5 anos de idade), de creches públicas municipais. A avaliação nutricional ocorreu através dos indicadores preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Foi utilizado um questionário para avaliação das informações socioeconômicas dos responsáveis, e outro sobre os conhecimentos em nutrição das crianças. Para a análise estatística, utilizou-se o teste de Qui-quadrado, com nível de significância de 5% e nível de confiança de 95%. Resultados e Discussão: Foi encontrada elevada prevalência de excesso de peso (IMC/I=31,8%, P/E=32,5%; P/I=16,5%) e de bons conhecimentos em nutrição (52,9%). Observou-se que as crianças que possuem baixos conhecimentos em nutrição apresentam maior prevalência de excesso de peso (p<0,05). Este fato pode estar relacionado à introdução precoce de alimentos industrializados, ao desinteresse dos pais em saber o valor nutricional dos alimentos que oferecem aos seus filhos e, ao não incentivo das crianças, por parte de algumas instituições, em apresentarem novos alimentos. Conclusão: A prevalência de excesso de peso foi elevada, sendo que o conhecimento em nutrição foi o único fator que apresentou relação com esta desordem nutricional.
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