Influência dos conhecimentos em nutrição e fatores socioeconômicos no excesso de peso infantil

Autores

  • Vanessa Madeira Dias
  • Luana Bernardi UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS).
  • Tatiane Winkler Marques Machado
  • Marcela Magro
  • Daniele Gonçalves Vieira

Palavras-chave:

Conhecimento, antropometria, obesidade.

Resumo

Introdução: Nota-se uma diminuição do número de casos de desnutrição e aumento do excesso de peso em crianças. O objetivo foi estudar a influência dos conhecimentos em nutrição de crianças, bem como dos fatores socioeconômicos dos responsáveis, no excesso de peso do público pré-escolar da rede pública de Guarapuava-PR. Metodologia: Estudo transversal, com 170 crianças (0 a 5 anos de idade), de creches públicas municipais. A avaliação nutricional ocorreu através dos indicadores preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Foi utilizado um questionário para avaliação das informações socioeconômicas dos responsáveis, e outro sobre os conhecimentos em nutrição das crianças. Para a análise estatística, utilizou-se o teste de Qui-quadrado, com nível de significância de 5% e nível de confiança de 95%. Resultados e Discussão: Foi encontrada elevada prevalência de excesso de peso (IMC/I=31,8%, P/E=32,5%; P/I=16,5%) e de bons conhecimentos em nutrição (52,9%). Observou-se que as crianças que possuem baixos conhecimentos em nutrição apresentam maior prevalência de excesso de peso (p<0,05). Este fato pode estar relacionado à introdução precoce de alimentos industrializados, ao desinteresse dos pais em saber o valor nutricional dos alimentos que oferecem aos seus filhos e, ao não incentivo das crianças, por parte de algumas instituições, em apresentarem novos alimentos. Conclusão: A prevalência de excesso de peso foi elevada, sendo que o conhecimento em nutrição foi o único fator que apresentou relação com esta desordem nutricional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Madeira Dias

Nutricionista.

Luana Bernardi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS).

NUTRICIONISTA, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E ALIMENTOS FUNCIONAIS (UEL), MESTRE EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO (UNICENTRO) E DOUTORANDA EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÇAO CENTRO-OESTE PELA UFMS.

Tatiane Winkler Marques Machado

Nutricionista.

Marcela Magro

Nutricionista da Prefeitura de Guarapuava-PR.

Daniele Gonçalves Vieira

Nutricionista, Professora do Departamento de Nutrição (Unicentro).

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Dias, V. M., Bernardi, L., Machado, T. W. M., Magro, M., & Vieira, D. G. (2018). Influência dos conhecimentos em nutrição e fatores socioeconômicos no excesso de peso infantil. Biosaúde, 19(1), 26–38. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/29970

Edição

Seção

Artigos