Avaliação das características clínicas dos fumantes que buscaram tratamento em Centro de Referência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave:
Fumantes, características clínicas, tratamentoResumo
Avaliaram-se as características clínicas, história tabagística, comorbidades, idade de início, a severidade da dependência à nicotina, familiares fumantes a qualidade de vida de fumantes. Foram 171 fumantes provenientes de centros de atenção primária. Os pacientes apresentaram as seguintes características sócio demográficas: predomínio do sexo feminino, cor branca, idade média de 45 anos, capazes para atividades domésticas e trabalho. A média de idade do início do tabaco foi de 15 anos. O teste de Fagerström de dependência à nicotina foi = 4 (37% e 29%); > 4 (62.3% e 71.0%). As comorbidades médicas foram doenças cardiovasculares e hipertensão arterial (23.9% e 32.3%), câncer (1.4% e 8.3%), doença pulmonar (34.7% e 22.9%), diabetes (9.7% e 4.2%), depressão (58.3% e 63.5%), abuso de álcool (9.2% e 11. 7%). A cessação de tabaco em quatro semanas foi 39% e 46.5%. Os resultados sugerem que o tratamento de cessar de fumar deverá avaliar o contexto clínico e a comorbidades dos fumantes
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.