Fabricando a “alma da cidade” e a história da nação: embates e instabilidades nos processos de patrimonialização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p146

Palabras clave:

Patrimônio cultural, Patrimonializçaão, Tombamento, Memória, Espaço urbano, Cine-Teatro Central

Resumen

Este texto tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a patrimonialização de bens culturais no espaço urbano. É sobre a fabricação de um Cine-teatro situado na cidade de Juiz de Fora/MG como patrimônio cultural por meio dos processos de tombamento realizados em âmbito local e nacional. Procura-se, a partir deste estudo de caso, pensar sobre os discursos, embates, apropriações em torno da categoria “patrimônio” e, a partir daí, de que maneiras são elaboradas concepções de memória, história, passado e cultura por meio de nem sempre estáveis mecanismos de preservação.

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Biografía del autor/a

Daniel Reis, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona - IPHAN

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

REIS, Daniel. Fabricando a “alma da cidade” e a história da nação: embates e instabilidades nos processos de patrimonialização. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 146–170, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p146. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/19159. Acesso em: 24 nov. 2024.