A obediência e os seus tensionamentos a partir de escritos de mestres do século XII
entre questões historiográficas e novas propostas analíticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n34p454-486Palavras-chave:
Aprendizagem horizontal, comunidades de aprendizagem, obediência, renascimento do século XIIResumo
Em diálogo com novas referências historiográficas e abordagens interpretativas sobre a História da Educação na Idade Média, nossa intenção neste artigo é compreender o significado da obediência e os seus tensionamentos em ambientes monásticos e naqueles ligados a catedrais urbanas entre as décadas finais do século XI e as iniciais do XII. Com isso, acreditamos ser possível acessar os significados por trás dessas ações cotidianas nos processos de formação dos mais jovens que parecem indicar não a mera existência de rupturas ou questionamento dos poderes vigentes a anunciar o surgimento de algo novo como por tanto tempo se imaginou, mas a criação de novas relações pessoais conectadas ao aumento de opções de acesso a novos mestres então a oferecer seus conhecimentos e uma mobilidade discente pouco comum até o século XI. Assim, com base em passagens encontradas nos epistolários de João de Salisbury (c.1120-1180), Anselmo de Canterbury (c.1033-1109) e Bernardo de Claraval (1090-1153), entre outras fontes, nosso intento é jogar luz sobre esses tensionamentos na esperança de enxergar melhor o factível protagonismo dos que ainda estavam em busca de aprendizagem e quais eram as características destas, sobretudo em períodos de grandes e profundas transformações como foi o século XII.
Downloads
Referências
ABELARDO e HELOÍSA. Historia calamitatum: cartas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
ANSELME DE CANTORBÉRY. Correspondance: lettres 1 à 147 (priorat et abbatiat au Bec). Paris: Les Éditions du Cerf, 2004.
ARIÈS, Philippe. Centuries of childhood. London: Cape, 1962.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BENTO DE NÚRSIA. A regra de São Bento. 2. ed. Juiz de Fora: Mosteiro da Santa Cruz, 1999. Edição bilíngue.
BERNARDO DE CLARAVAL. Obras completas: cartas. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1990. t. 7.
BOSCH, Rafael. Hereges dialéticos: um estudo sobre a escolástica nos séculos XI e XII. 2021. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do renascimento na Itália. Brasília: UnB, 1991.
CHIBNALL, Marjorie. The world of Orderic Vitalis: norman monks and norman knights. Oxford: Oxford University Press, 1984.
CLEAVER, Laura. Education in twelfth-century art and architecture: images of learning in Europe, c. 1100-1220. Woodbridge: Boydell, 2016. DOI: https://doi.org/10.1515/9781782046189
CONTRENI, John F. Knowledge, media and communication. In: CRUZ, Jo Ann Moran (ed.). A cultural history of education in the medieval age. London: Bloomsbury Academy, 2020. v. 2, p. 31-56. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350035041.ch-002
COTTS, John D. Europe’s long twelfth century: order, anxiety and adaptation, 1095-1229. New York: Palgrave MacMillan, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-137-29608-5
CROSSLEY, John N.; MEWS, Constant J. (ed.). Communities of learning: networks and the shaping of intelectual identity in Europe, 1100-1500. Turnhout: Brepols, 2011.
CRUZ, Jo Ann Moran (ed.). A cultural history of education in the medieval age. London: Bloomsbury Academy, 2020. v. 2.
CURTIUS, Ernest Robert. Literatura europeia e Idade Média latina. São Paulo: Edusp, 2013.
DANTE ALIGHIERI. A divina comédia. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.
ENGEN, John Van; NOBLE, Thomas F. X. (ed.). European Transformations: the long twelfth century. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2012.
GIRAUD, Cédric (ed.). A companion to twelfth-century schools. Boston: Brill, 2020.
GIRAUD, Cédric. La naissance de l’autorite des maitres au xiie siecle. In: GENET, Jean-Philippe. La légitimité implicite: le pouvoir symbolique en occident (1300-1640). Paris: Sorbonne, 2015. p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.4000/books.psorbonne.6591
GIRAUD, Cédric. Introduction: schools and the “renaissance of the twelfth century”. In: GIRAUD, Cédric (ed.). A companion to twelfth-century schools. Boston: Brill, 2020, p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004410138_002
GIRAUD, Cédric. Per verba magistri: Anselme de Laon et son école au XIIe siècle. Turnhout: Brepols, 2010. DOI: https://doi.org/10.1484/M.BHCMA-EB.5.105792
GREGÓRIO MAGNO. Regra pastoral. São Paulo: Paulus, 2010.
GRIBAUDI, Maurizio. Froma, tensão e movimento: a plasticidade da história. In: KARSBURG, Alexandre; VENDRAME, Maíra (org.). Micro-história: um método em transformação. São Paulo: Letra e Voz, 2020. p. 49-68.
GUIBERT DE NOGENT. Guibert de Nogent: autobiographie. Paris: Les Belles Lettres, 1981. Edição bilíngue latim/francês.
GUILLELMI DE CONCHIS. Dragmaticon, cura et studio I: Corpus Christianorum, Contin. Mediaevalis. [S. l.]: Turnholti, 1997. Edição de Italo Ronca.
HASKINS, Charles Homer. The renaissance of the twelfth century. Cambridge: Harvard University, 1955.
HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon: da arte de ler. Petrópolis: Vozes, 2001.
ISIDORO DE SEVILLA. Etimologías. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2009.
JOHN OF SALISBURY. The Metalogicon of John of Salisbury: a twelfth-century defense of the verbal and logical arts of the trivium. Berkeley: University of California, 1971.
LANZIERI JÚNIOR, Carlile. O renascimento do século XII: a longa e sinuosa trajetória de um conceito e suas novas possibilidades de abordagem. Serra: Milfontes, 2023.
LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Outros anões sobre os ombros de gigantes: o questionamento da ruptura entre locais destinados à formação do saber (século XII). Territórios & Fronteiras, Cuiabá, v. 7, n. 1, p. 231-246, 2014. DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v7i1.225. DOI: https://doi.org/10.22228/rt-f.v7i1.225
LECLERCQ, Jean. O amor às letras e o desejo de Deus. São Paulo: Paulus, 2012.
LECLERCQ, Jean. The love of learning and the desire for God: a study of monastic culture. New York: Fordham University Press, 1982.
LONG, Micol; SNIJDERS, Tjamke; VANDERPUTTEN, Steven (ed.). Horizontal learning in the high Middle Ages: peer-to-peer knowledge transfer in religious communities. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvnb7nbt
LÚCIO ANEU SÉNECA. Cartas a Lucílio. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
McGARRY, Daniel D. Introduction. In: JOHN OF SALISBURY. The Metalogicon of John of Salisbury: a twelfth-century defense of the verbal and logical arts of the trivium. Berkeley: University of California, 1971. p. xv-xxvii.
MEWS, Constant J. Abelard and Heloise. Oxford: Oxford University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/0195156889.001.0001
MEWS, Constant J. Abelard, Heloise and discussion of love in the twelfth-century schools. In: HELLEMANS, Babette S. (ed.). Rethinking Abelard: a collection of critical essays. Leiden: Brill, 2014. p. 11-36. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004262713_003
MEWS, Constant J. Scholars and their books. In: KWAKKEL, Erik (ed.). The european book in the twelfth century. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. p. 87-102. DOI: https://doi.org/10.1017/9781316480205.007
MEWS, Constant J. The schools and intellectual renewal in the twelfth century: a cocial approach. In: GIRAUD, Cédric (ed.). A companion to twelfth-century schools. Leiden: Brill, 2020. p. 10-29. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004410138_003
MINOIS, Georges. História da Idade Média: mil anos de esplendores e misérias. São Paulo: UNESP, 2023.
MÜNSTER-SWENDSEN, Mia. Masters and paragons: learning, power and the formation of a European academic culture c. 900–1230. 2004. Tese (Doutorado) - Universidade de Copenhagem, Copenhagem, 2004.
MÜNSTER-SWENDSEN, Mia. Medieval “virtuosity”: classroom practice and the transfer of the charismatic power in medieval scholarly culture c. 1000-1230. In: BRUUN, Mette B.; GLASER, Stephanie (ed.). Negotiating heritage: memories of the Middle Ages. Turnhout: Brepols, 2008. p. 43-63. DOI: https://doi.org/10.1484/M.RITUS-EB.3.949
MÜNSTER-SWENDSEN, Mia. The model of scholastic mastery in northern Europe c. 970-1200. In: RUBENSTEIN, Jay; VAUGHN, Sally N. (ed.). Teaching and learning in northern Europe – 1000-1200. Turnhout: Brepols, 2006. p. 307-342. DOI: https://doi.org/10.1484/M.SEM-EB.3.3850
NOVIKOFF, Alex (ed.). The twelfth-century renaissance: a reader. Toronto: University of Toronto Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442605473
NOVIKOFF, Alex J. Peter Abelard and disputation: a reexamination. Rhetorica, New York, v32, n. 4, p. 323-347, 2014. DOI: https://doi.org/10.1525/rh.2014.32.4.323 DOI: https://doi.org/10.1353/rht.2014.0000
O’DALY, Irene. John of Salisbury and the medieval roman renaissance. Manchester: Manchester University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.7228/manchester/9781526109491.001.0001
ROSENTHAL, Joel T. Life histories. In: CRUZ, Jo Ann Moran (ed.). A cultural history of education in the medieval age. London: Bloomsbury Academy, 2020. v. 2, p. 169-194. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350035041.ch-008
RUBENSTEIN, Jay. Guibert of Nogent: portrait of a medieval mind. London: Routledge, 2002.
STECKEL, Sita. Concluding observations: horizontal, hierarchical and community-oriented learning in a wider perspective. In: LONG, Micol, SNIJDERS, Tjamke; VANDERPUTTEN, Steven (ed.). Horizontal learning in the high Middle Ages: peer-to-peer knowledge transfer in religious communities. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2019. p. 235-256. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvnb7nbt.15
STECKEL, Sita. Submission to the authority of the masters: transformations of a symbolic practice during the long twelfth century. In: GIRAUD, Cédric (ed.). A companion to twelfth-century schools. Leiden: Brill, 2020. p. 69-94. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004410138_006
VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no ocidente nos séculos XI e XIII. Bauru: EDUSC, 2001.
VERGER, Jacques. The World of Cloisters and Schools. In: GIRAUD, Cédric (ed.). A companion to twelfth-century schools. Leiden: Brill, 2020. p. 49-68. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004410138_005
VICENTE DE BEAUVAIS. Tratado sobre la formación de los hijos de los nobles (1246) – De eruditione filiorum nobilium. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2011.
WEBBER, Teresa. The libraries of religious houses. In: KWAKKEL, Erik; THOMSON, Rodney (ed.). The European book in the twelfth century. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. p. 103-121. DOI: https://doi.org/10.1017/9781316480205.008
WESTON, Jenny. Modes of reading. In: KWAKKEL, Erik; THOMSON, Rodney (ed.). The European book in the twelfth century. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. p. 122-138. DOI: https://doi.org/10.1017/9781316480205.009
WICKHAM, Chris. Europa medieval. Lisboa: 70, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlile Lanzieri Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/