O veneno de Tinhorão: reflexões sobre a coluna “Música Popular” (1974-1982)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n5p269Palavras-chave:
José Ramos Tinhorão, MPB, Crítica musical, BrasilResumo
O presente texto pretende fazer uma breve apresentação da trajetória intelectual do crítico musical José Ramos Tinhorão a partir da análise de suas idéias em alguns artigos da coluna semanal do Jornal do Brasil intitulada “Música Popular”, publicada entre os anos de 1974 e 1982. Tais artigos, que usavam o lançamento de discos de música popular como um pretexto para colocar problemas da realidade sócio-econômica cultural do momento, são representativos de determinada cultura política da época, de caráter nacionalista e marxista. Dessa forma, nos auxiliam na compreensão do ideário nacional-popular brasileiro.Downloads
Referências
ABREU, Alzira Alves de. A Imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
ARAÚJO, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada – as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000.
ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro não. São Paulo: Record, 2003.
BASTOS, Manoel Dourado. Um marxismo desconcertante. Método e crítica em José Ramos Tinhorão. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX ENGELS, 5., 2007, Campinas. Anais[...] Campinas: Unicamp, 2007.
BORGES, Nilson. A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1996.
FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: populismo na política brasileira. In: FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história. Debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FERREIRA, Jorge. O populismo e sua história. Debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FICO, Carlos. Espionagem, polícia política e propaganda. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1997.
IANNI, Otávio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
LAMARÃO, Luisa Quarti. As muitas histórias da MPB. As idéias de José Ramos Tinhorão. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Dissert2008_LAMARAO_Luisa_Quarti-S.pdf.
LORENZOTTI, Elizabeth. Tinhorão, o Legendário. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
MAESTRI, Mário. O escravismo colonial: a revolução copernicana de Jacob Gorender. Espaço Acadêmico, n. 35, abr. 2004.
NAPOLITANO, Marcos. A MPB sob suspeita: a música vista pela ótica dos serviços de vigilância política (1968-1981). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. Vencer satã só com orações: políticas culturais e cultura de oposição no Brasil dos anos 1970. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha Viz (Org.). A construção social dos regimes autoritários: Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Seja moderno, seja conservador: Resenha do livro A moderna tradição brasileira. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1988.
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civilmilitar de 1964. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro: Record, 2000.
TINHORÃO, José Ramos. MPB: o ensaio é no jornal. Rio de Janeiro: MIS, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/