Em torno do conceito de heresia: o caso de João Cassiano (Provença, século V)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1041Palavras-chave:
Heresia, João Cassiano, 13ª. Conferência, SemipelagianismoResumo
Próspero da Aquitânia é mais conhecido como aquele que acusou os monges da Provença de serem semipelagianos. Devido a tais acusações, desde o século XVI, estudiosos consideraram que a 13ª Conferência, escrita por João Cassiano em cerca de 426 d.C, teria desempenhado papel central no surgimento desta forma moderada de pelagianismo, após a lerem como uma contestação aos ensinamentos de Agostinho sobre a graça, o livre-arbítrio e a predestinação. Este artigo tem por objetivo apresentar um debate sobre o conceito de heresia, tomando a 13ª. Conferência como ponto de partida. Pretendemos demonstrar que tal escrito não era uma contestação herética a Agostinho, pois pode ser analisado como integrante de uma perspectiva teológica monástica provençal, centrada na iniciativa humana e na importância da obediência para a salvação.Downloads
Referências
BAUER, W. Orthodoxy and Heresy in Earliest Christianity. Philadelphia: Fortress, 1971.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013.
CASIDAY, A. Cassian against the pelagians. Studia Monastica, Barcelona, v.46, n. 1, p. 7-23, 2004.
CASIDAY, A. Rehabilitating John Cassian: an evaluation of Prosper of Aquitaine's polemic against the semipelagians. Scottish Journal of Theology, Endinburgh, v. 58, n. 3, p. 270-284, 2005.
CASIDAY, A. Traditio and theology in St John Cassian. Oxford: Oxford University Press, 2007.
CASSIEN, Jean. Conférences. Introduction, texte latin, traduction et notes par Dom E. Pichery. Paris: Les Éditions du Cerf, 1958.
CASSIEN, Jean. Institutions cénobitiques. Introduction, traduction et notes par Jean-Claude Guy, s.j. Paris: Les Éditions du Cerf, 2001.
CASSIEN, Jean. Traité de l'Incarnation contre Nestorius. Introduction, traduction du latin et annotation par Marie-Anne Vannier. Paris: Les Éditions du Cerf, 1999.
CASSIAN, Jean. The Conferences. Translated and annotated by Boniface Ramsey O.P. New York, Mahway: Newman Press, 1997.
CHADWICK, H. The Early Church. Penguin, London; New York : Penguin Books, 1993.
DUBY, G. Idade Média, idade dos homens e outros ensaios. Tradução Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GILSON, E. Livre-arbítrio e liberdade cristã. In: ______. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GOODRICH, R. Contextualizing Cassian: aristocrats, asceticism and reformation in fifth-century Gaul. Oxford: Oxford University Press, 2007.
HARTOG, P. Orthodoxy and heresy in Early Christian Contexts: Reconsidering the Bauer Thesis. Oregon: Pickwick Publications, 2015.
HWANG, A; MATZ, B; CASIDAY, A. Grace for grace: the debates after Augustine & Pelagius. Washington: The Catholic University of American Press, 2014.
JACQUIN, M. A quelle date apparaît de terme 'semi-pélagien'?". Revue des science philosophiques et théologiques, Belgica, v. 1, p. 506-508, 1907.
KÖSTENBERGER, A; KRUEGER, M. The heresy of orthodoxy: how contemporary culture's fascination with diversity has reshaped our understanding of early Christianity. Wheaton: Crossway Books, 2010.
LE GOFF, Jacques. Cultura clerical e tradições folclóricas na civilização merovíngia. In: _____. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1990.
LEBRUN, G. Blaise Pascal. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MARIARTY, M. Grace and religious belief in Pascal. In: HAMMOND, Nicholas. Cambridge Companion to Pascal. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
MARKUS, R. O fim do cristianismo antigo. São Paulo: Paulus, 1997.
MATHISEN, R. Ecclesiastical factionalism and religious controversy in fifth-century Gaul. Washington: The Catholic University of America Press, 1989.
PAGELS, E. The Gnostic Gospels. New York : Vintage Books , 1989.
PROSPER D'AQUITAINE. Lettre de Prosper d'Aquitaine a Saint Augustin. In: Aux moines d'Adrumète et de Provence. Introdution, traduction et notes par Jean Chéné, PSS, et Jacques Pintard. Desclée de Brouwer, 1962.
SENELLART, M. As artes de governar. São Paulo: Editora 34, 2006.
SMITH, T. De gratia: Faustus of Riez's treatise of grace and its place in the history of theology. Indiana: University of Notre Dame Press, 1990.
STEWARD, C. Cassian the monk. Oxford: Oxford University Press, 1998.
WEAVER, R. Divine grace and human agency: a study of semi-pelagian controversy. Macon: Mercer University, 1998.
WEISS, J-P. Le 'semi-pélagianisme' se réduit-il à une reaction contre Augustine et l'augustinisme de la première géneration?. In: CONGRESSO INTERNAZIONAL SUR S. AGOSTINO NEL XVI CENTENÁRIO DELA CONVERSIONE, 1986, Roma. p. 465-481.
ZERNER, M. Inventer l'hérésie: discours polémiques et pouvoirs avant l'inquisition. Nice: Centre d'études médiévales. Faculté des lettres, arts et sciences humaines, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antíteses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/





