Em nome de Deus, da democracia e da terra: representações anticomunistas na década de 1960 no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2008v1n2p373Palavras-chave:
Anticomunismo, Piauí, Década de 1960, Representações, Lutas de representações.Resumo
O artigo se propõe a analisar as principais representações anticomunistas piauienses na década de 1960. Verificamos a existência de três vertentes anticomunistas no estado: a religiosa, a do conservadorismo e uma ligada à questão da propriedade privada, que juntas podem ser compreendidas como os grandes segmentos representativos, onde encontramos os que lutaram mais veementemente contra o comunismo naquele momento. A partir dessas vertentes, apontamos para uma gama de representações anticomunistas, que foram construídas no Piauí, e que, de certa forma, ajudaram a significar a grande maioria dos acontecimentos políticos e sociais naquele estado nessa década.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/