Do sonho a realidade: como tornar um artigo publicável em periódicos científicos?

Como tornar um artigo publicável em periódicos científicos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id47567

Palavras-chave:

Editoração, Publicação Periódica, Artigo de revista

Resumo

A realização de pesquisas científicas traz aos pesquisadores o desejo da publicação em periódicos científicos bem avaliados, além do retorno à sociedade dos resultados encontrados, sendo esta uma das obrigações dos pesquisadores.

Embora a divulgação dos avanços científicos descobertos em uma investigação não seja algo inatingível, esta fase se apresenta como um desafio para muitos pesquisadores. De um lado, encontra-se o crescente número de pesquisas e consequentemente a submissão dessas pesquisas para a publicação nos periódicos científicos. De outro, estão a rigorosidade e as exigências necessárias das equipes editoriais para publicar os melhores artigos nos periódicos sob sua responsabilidade, no sentido de levar para a comunidade acadêmica, resultados científicos que contribuam com o avanço da ciência.

É neste cenário que a publicação em periódicos de qualidade parece ser muito difícil.  Para aqueles que tem pouca experiência, tornar suas pesquisas, além de importantes para a ciência, interessantes para a leitura de outros pesquisadores, pode parecer impossível, pois os editores científicos buscam um manuscrito que trate de assuntos inéditos, presentes nas políticas públicas do país, com resultados factíveis à sua aplicação.  Portanto, a tarefa de publicar os resultados de pesquisas científicas exige dedicação do pesquisador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayane Nascimbeni Maldonado, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2018). Especialista em Enfermagem Perioperatória pelo Programa de Residência em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (2018). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Possui experiência na área de Enfermagem Perioperatória, com atuação em Centro Cirúrgico, Centro de Material Esterilizado e Sala de Recuperação Pós-Anestésica. Atua também na área de Qualidade em Enfermagem, com ênfase na gestão leitos e agenda cirúrgica. Membro do Grupo de Estudos em Gestão em Editoração Cientifíca e Saúde do Trabalhador (GeeST), da Universidade Estadual de Londrina.

Aline Franco da Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, graduada em 2007 pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Durante a graduação desenvolveu atividades como monitora de Fisiologia Humana e projetos de iniciação científica como bolsista CNPq. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica modalidade residência pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Patologia Experimental com ênfase no estudo da resistência insulínica pela UEL. Doutora em Ciências da Saúde com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo pela UEL. Pós doutora em Enfermagem com ênfase em análise estatística pela UEL. Docente Adjunto A do curso de Graduação em Enfermagem na área de Fundamentos de enfermagem e do Programa de Pós-Graduação strictu senso em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL e do programa de Residência em Urgência e Enfermagem desta mesma universidade. Já atuou como docente nas áreas de Gerência dos Serviços de Saúde, Terapia Intensiva, Urgência e Emergência, Saúde do Adulto, Microbiologia e Farmacologia. Docente participante do Grupo de Estudos em Gestão em Editoração Cientifíca e Saúde do Trabalhador (GeeST) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (NUESAT) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Helenize Ferreira Lima Leachi, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Especialista em Enfermagem em Emergência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Especialista em Controle de Infecção Hospitalar e em Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina(2018). Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutoranda pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Editora Científica da Revista Advances in Nursing and Health. Membro do Grupo de Estudos de Gestão em Editoração Científica e Saúde do Trabalhador (GeeST) da Universidade Estadual de Londrina-PR. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (NUESAT) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - São Paulo.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material pela Universidade Estadual de Londrina (1996). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (2003). Tem experiência na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente na Saúde do Trabalhador. É doutora pelo Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - SP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (NUESAT) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - São Paulo e líder do Grupo de Estudos em Gestão, Editoração Cientifíca e Saúde do Trabalhador (GeeST) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR. Docente Associado nível A do curso de Graduação em Enfermagem na área de Gerência em Serviços de Saúde e do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Residência em Gerência dos Serviços de Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro da Red Internacional de Enfermeria en Salud Ocupacional (REDENso). Membro da Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (REPAT - EERP). Chefe do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, na gestão 2018 a 2020 e 2020 a 2022. Editora Chefe da Advances in Nursing and Health (ANH), desde 2019. Pesquisadora nos seguintes temas: Editoração, Saúde do Trabalhador, Fumaça Cirúrgica. Pedido de Patente: Pedido Nacional de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de Adição e Entrada da Fase Nacional do PCT, com Número do Processo: BR20 2022 014194 6.

Do sonho a realidade: como tornar um artigo publicável em periódicos científicos?

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Nascimbeni Maldonado, R., Franco da Rocha , A., Ferreira Lima Leachi, H., & Perfeito Ribeiro, R. (2024). Do sonho a realidade: como tornar um artigo publicável em periódicos científicos? : Como tornar um artigo publicável em periódicos científicos? . Advances in Nursing and Health, 6(1), 1–4. https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id47567