A DISCUSSÃO DE GÊNERO EM GEOGRAFIA: PROPOSIÇÕES A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37130Palavras-chave:
Currículo, Educação, GêneroResumo
Considerando a relevância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com base nos componentes curriculares para a Geografia desse documento, propomos para este trabalho a construção de um diálogo entre as discussões de gênero e o ensino de Geografia. Para tanto, buscamos evidenciar como a discussão de gênero, ainda que de maneira incipiente, está presente nos componentes curriculares de Geografia. Com esse objetivo, utilizamo-nos da análise documental e do paradigma indiciário para procedermos a análise dos quadros de habilidades e objetos de conhecimento para o 6º, 7º, 8º e 9º anos, a partir dos quais buscamos selecionar e organizar as propostas curriculares da BNCC que possibilitam, dentre outras discussões, o trabalho com gênero. Dentre as possibilidades de trabalho encontradas, podemos dizer que a abordagem de gênero em Geografia, viabiliza uma gama de reflexões sobre as desigualdades sociais em diferentes níveis da sociedade, bem como a produção de novas ações e saberes sobre quaisquer dimensões da existência humana.
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