O SAMBA COMO MEDIAÇÃO PACÍFICA: O MORRO DA MANGUEIRA E A BUSCA POR RECONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.30286Palavras-chave:
favela-cidade-luta por reconhecimento-espaço urbanoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma breve análise do caminho para a busca do reconhecimento dos moradores do Morro da Mangueira. Será exposto a reflexão de Paul Ricouer como base teórica, e o papel de dois compositores Cartola e Padeirinho nesse percurso. Para alcançar os objetivos serão mostrados alguns trechos de músicas dessas duas personalidades da favela do Morro da Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chaves: Reconhecimento-Morro da Mangueira- samba.
Downloads
Referências
ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IplanRIO, 1997.
AVRITZER, Leonardo; GOMES, Lilian C. B. Política de Reconhecimento, Raça e Democracia no Brasil. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 56, no 1, 2013, pp. 39 a 68. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582013000100003
GOMES, Manoel. As lutas do povo do Borel. Rio de Janeiro: Edições Muro, 1980.
SILVA, Jailson Souza da. Um espaço em busca de seu lugar. In: Becker, B; Santos, M. Territorios, territórios : ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro : DP&A, 2006.
SILVA, Jailson Souza da (Org.). O que é favela, afinal? Rio de Janeiro: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, 2009
SIMAS, Luiz Antonio. Dos arredores da Praça XI aos terreiros de Osvaldo Cruz: uma cidade de pequenas Áfricas. Revista do Programa Avançado de Cultura contemporânea, 2016.
SOARES, Francisca Vergínio. A política de segurança pública dos governos Brizola e Moreira Franco – à margem da Nova Violência . RJ: Papel Virtual Editora, 2002.
TROTTA, Felipe. O samba e suas fronteiras: “pagode romântico” e “samba de raiz”nos anos de 1990. Rio de Janeiro : UFRJ, 2011.
VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2013. 204 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado