Reprodução, Perspectivas Nacional da Educação De Jovens E Adultos Direcionada ao Ensino-Aprendizagem em Rondônia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44058

Palabras clave:

Educação, Perspectivas, Estado.

Resumen

Este texto faz uma breve contextualização da educação no país e propõem exemplifica-la em Rondônia, com algumas especificidades, desta unidade federativa tem sido conduzida pela gestão pública a diminuição do acesso a educação de jovens e adultos, com a retirada de escolas direcionadas a esta modalidade, Utilizou-se como procedimento metodológico para confecção deste trabalho a pesquisa qualitativa, com viés bibliográfico, com tipologia descritiva e explicativa, utilizando de maneira crítica o método hermenêutico ricoeuriano, o qual explicita a tríade direcionada a compreensão textual, discursiva e analítica. A história da educação de adultos no Brasil possui especificidades em seus meandros, as transformações no território conduziram os gestores a forjarem alguns planos educacionais que foram implementados sem efetividade, sendo incapazes de plena execução, com parcas políticas saneadoras, conduzindo as pessoas com menor poder econômico a continuarem sendo as mais afetadas pela má gestão das políticas educacional. Nesse sentido, debater esses processos se tornou imperativo, para compreensão e análise da situação atual da EJA, entendendo que o Estado brasileiro, representado nas suas devidas esferas (federal, estadual e municipal) deve possuir compromisso com o ensino e a educação de sua gente, para que esta atue como cidadã, entendedora e mantenedora de consciência voltada ao direito à educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Acredita-se que somente com uma consciência voltada para transformações nas bases da educação é que haverá mudanças factuais no cotidiano da maior parte da sociedade.

Biografía del autor/a

Sheila Castro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências no curso de Geografia da UEL; Doutora em Geografia Humana; Mestre em Geografia Humana; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR.

João Carlos Pereira Coqueiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Pesquisador do grupo de pesquisa DEVIR-AMAZÔNIA: Literatura, Educação e Interculturalidade/UNIR; Doutor e Mestre em Ciências da Educação e Ciências da Educação: Comunicação e Tecnologia Educativas, ambas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Antônio Izomar Madeiro Rodrigues, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real

Docente na Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Doutor e Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativa, ambas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, Portugal; Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM);

Citas

BECKER, B. K. Amazônia: nova geografia, nova política regional e nova escala de ação. In: Coy, M. e Kohlhepp, G. (Coord.). Amazônia sustentável: desenvolvimento sustentável entre políticas públicas, estratégias inovadoras e experiências locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 23-44.
BITTENCOURT, N. F. B. & Alberto, M. F. P. Educação de jovens e adultos: significado da formação. In: Periódico EJA em Debate: Florianópolis, (6), 2015. p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, Título III, 1988. p. 25-44
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394, de 20 de dezembro, 1996.
DI PIERRO, M. C O impacto da inclusão da educação de Jovens e Adultos no Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no estado de São Paulo. In: CARREIRA, D.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. (Orgs.). A EJA em Xeque: Desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014. p. 39-76.
DI PIERRO, M. C. A Educação de Jovens e Adultos no plano nacional de educação: Avaliação, Desafios e Perspectivas. In: Revista Educação e Sociedade: Campinas, (31)112, 2010. p. 936-959, 2010. Resgatado de http://www.cedes.unicamp.br
FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Villa das Letras, 2007.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GARRIDO, N. C. & LOUREIRO, A. P. F. Educação de jovens e adultos: uma proposta de alfabetização e iniciação à profissionalização. In: Revista Laplage: Sorocaba, (02)04, 2016. p. 87-96.
GENTILINI, J. A. Planejamento da educação, projeto político e autonomia: desafios para o poder local. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
GUEDES, C. S. A docência na educação de jovens e adultos: um processo de construção identitária. 323f. Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro: Vila Real, 2014.
HADDAD, S. (1994). Tendências Atuais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Machado, M. M. A trajetória da EJA na década de 90 – políticas públicas sendo substituídas por “solidariedade”. Disponível em: de http://forumeja.org.br/gt18/fles/MACHADO.pdf_2_0.pdf.
IRELAND, T. D. & SPEZIA, C. H. (Orgs.). Educação de adultos em retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA. Brasília: UNESCO/MEC, 2012.
JUNIOR GHIRALDELLI, P. C. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2015.
LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. p. 18-33.
LIMA, I. D. A formação dos professores da educação de jovens e adultos em Porto Velho: uma breve análise. 25º Congresso Nacional da Nacional da AMPAE, 2011. p. 01-09.
LOUREIRO, A. P. F. O Trabalho, o Conhecimento, os Saberes e as Aprendizagens dos Técnicos de Educação de Adultos Numa ONGDL: Contribuições etnográficas para uma renovação da Sociologia da Educação. 646f. Tese de doutoramento defendida no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: Vila Real, 2006.
OLIVEIRA, R. C. A legitimação da hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. In: Revista Ekstasis - revista de fenomenologia e hermenêutica, (2)1, 2013. p. 69-83.
PEREIRA, R. C. Educação de Jovens e Adultos na Amazônia: uma experiência educativa no Programa Projovem Campo Saberes da Terra. In: Periódicos IFSC EJA em Debate: Florianópolis, 6, 2015.
RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990.
RONDÔNIA. Anuário Estatístico – Gerencia de controle e avaliação. Porto Velho: SEDUC, 2015.
RONDÔNIA. Plano Estadual de Educação de Rondônia 2014 a 2024. SEDUC, 2014.
SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: Revista HISTEDBR: Campinas, 2005. p. 1-38.
STRELHOW, T. B. Breve História sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: Revista HISTEDBR: Campinas, 38, 2010. p. 49-59.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Santos, S. C. dos, Pereira Coqueiro, J. C., & Madeiro Rodrigues, A. I. (2021). Reprodução, Perspectivas Nacional da Educação De Jovens E Adultos Direcionada ao Ensino-Aprendizagem em Rondônia. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 103–125. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44058

Número

Sección

Artigos