CASOS DE COINFECÇÃO POR HIV/AIDS E LEISHMANIOSE VISCERAL (LV) EM 2013: UMA ANÁLISE MACROESCALAR.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31712Resumen
No presente trabalho buscou-se estabelecer relações entre duas doenças, o HIV/AIDS e a Leishmaniose Visceral. Ambas as doenças apresentadas são de expressiva importância e de grande preocupação para a saúde pública, e por meio deste ponto, preocupou-se em se ater de todas as ferramentas possíveis, geográficas e epidemiológicas para debatermos sobre esta problemática. Tendo isto como ponto de partida, o objetivo geral deste trabalho é levantar e mapear os casos notificados de coinfecção de HIV/AIDS e Leishmaniose Visceral por unidade de federação no ano de 2013, tendo como enfoque as áreas que apresentaram maior quantidade de casos, com o intuito de elucidar o cenário de saúde nestes locais abordados por este estudo.Para a elaboração deste trabalho foi necessário a obtenção e tratamento de dados de casos de coinfecção por HIV/AIDS e Leishmaniose Visceral para sua inserção no software ArcGIS 10.2, possibilitando assim a visualização dos casos em números absolutos das unidades federadas, a partir da representação por cartogramas. Este trabalho tem como intuito trazer novos conhecimentos, tanto para área médica quanto geográfica, que se incumbem de propor recursos que elucidem com maior nitidez as mais adequadas respostas para que se alcance as necessidades dos afetados por estas doenças.
Descargas
Citas
BARCELLOS, Christovam; PEITER, Paulo; ROJAS, Luisa Iñiguez; MATIDA, Álvaro. A Geografia da AIDS nas Fronteiras do Brasil. Trabalho realizado para o “Diagnóstico Estratégico da Situação da Aids e das DST nas Fronteiras do Brasil”. Convênio Ministério da Saúde/CN DST/Aids; Population Council e USAID. Campinas, 2001.
BATISTA, Leonardo. Leitão; SOBRINHO, José Araujo; BARROS, Ándrea de Amorim Pereira; NUNES, Joacilda da Conceição; ALMEIDA, Walber Leite de. 2004. A Leishmaniose Visceral como doença oportunista e um geronte portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Revista de APS: Revista de Atenção Primária à Saúde, v. 7 n.2, 119 – 124.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Controle da leishmaniose visceral. 2006. Disponível:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_controle_leishmaniose_visceral.pdf> . Acesso em: 20 de ago. 2014.
GOMES, Marcia Leite de Sousa. Coinfecção leishmaniose visceral e Aids no Brasil, 2001 a 2010. 2012. 51 fls. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2012. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2009.v33.n1.a188
ORTEGA Y GASSET, José. O esforço para poupar esforço é esforço – Problema do esforço poupado – A vida inventada. In: ______. Meditação da técnica. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1963, p. 27-33.
PINTO, Agnes. Caroline. S, et al. Compreensão da pandemia da AIDS nos últimos 25 anos.DST. Jornal brasileiro de doenças sexualmente transmissíveis, Fortaleza, 28 de abr. 2007. Revista Latindex, p. 46. Disponível em: <http://www.dst.uff.br/revista19-1-2007/7.pdf>. 19 de jan. 2015.
REY, Luis. Bases da parasitologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. pp. 349.
ROJAS, Luisa, Iñiguez. Geografía y salud. Entre Historias, Realidades y topias. In_______Caderno Prudentino de Geografia . Associação dos Geógrafos Brasileros. v. n. 1, dez. de 2003.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, ano. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Mateus Pedroso Fachin, Baltazar Casagrande, Raul Borges Guimarães
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado