EXTRAÇÃO MINERAL E CONFLITOS: ENSAIO GEO-HISTÓRICO DO GARIMPO ILEGAL NAS TERRAS INDÍGENAS NO EXTREMO NORTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44854Keywords:
Garimpo, Raposa Serra do Sol, Yanomami, Roraima, ConflitosAbstract
A artigo analisa o processo de implantação da extração mineral no estado de Roraima, por meio de estudos históricos e geográficos, considerando o avanço das práticas do garimpo ilegal e os conflitos em terras indígenas. O estudo lança mão da revisão bibliográfica e da historiografia produzida sobre o tema, assim como da observação participante nas imediações das comunidades da Raposa 1 e Napoleão, município de Normandia, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima. Observa-se no trabalho, o avanço da garimpagem semimecanizada na área Indígena Yanomami a partir da década de 1980 e, mais recentemente, os novos deslocamentos e interesses pela atividade na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), provocando impactos nas dimensões sociais, ambientais e culturais.
Downloads
References
BARROS, Nilson Crócia de. Roraima: paisagens e tempo na Amazônia Setentrional. Recife. Universitária/UFPE, 1995.
CARVALHO, Maria Auxiliadora Lima de. Os movimentos políticos Yanomami: análises da construção de suas demandas e reivindicações. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Roraima. Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira. Boa Vista, 2015.
COUTO, Rosa Carmina de Sena; CÂMARA Volney, M.; SABROZA, Paulo Chagastelles. Intoxicação Mercurial: resultados preliminares em duas áreas garimpeiras – PA. In: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 4 (3), 301-315, jul/set, 1988.
CÂMARA, Volney de M.; SILVA, Alexandre P.; PIVETTA, Fátima; PEREZ, Maurício A.; LIMA Maria Imaculada M.; FILHOTE Maria Izabel de F.; TAVARES Lídia Maria B.; MACIEL, Marcos V.; ALHEIRA F. V.; DANTAS, T.; MARTINS, M.S. Estudo dos níveis de exposição e efeitos à saúde por mercúrio metálico em uma população urbana de Poconé, Mato Grosso, Brasil. In: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, 12(1): pp. 69-77, jan-mar, 1996.
CURI, Melissa Volpato. Aspectos legais da mineração em terras indígenas. In: Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.4, n.2, p.221-252, dez. 2007. Disponível em http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/cogedi/pdf/Revista-Estudos-e-Pesquisas/revista_estudos_pesquisas_v4_n2/Artigo_6_Melissa_Volpato_Aspectos_legais_da_mineracao.pdf. Acesso em 25 de julho de 2020.
DIAS, M. das G. S. Amazônia: o extrativismo vegetal no sul de Roraima – 1943 a 1998. 2ª ed. Boa Vista: Editora da UFRR, 2018.
FRAGA, Nilson Cesar. Território e Silêncio: contributos reflexivos entre o empírico e o teórico In: Territórios e Fronteiras: (Re)arranjos e Perspectivas. 2ª ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2017, p. 73-90.
GOMES, A.S. Garimpeiros, quando a “cobra tá fumando”: Condições de vida e de trabalho nos garimpos de Roraima (1975-1991). Dissertação Programa de pós-graduação em História Social. UFU, 2013.
GONDIM, N. A invenção da Amazônia, 2º edição, Manaus: Editora Valer, 2007.
KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: Palavras de um xamã Yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés; prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MACAGGI, Nenê (1913-2003): A Mulher do Garimpo: O romance do extremo norte do Amazonas. 2ª ed. Boa Vista, Gráfica Real, 2012.
OLIVEIRA, Laucides. Boa Vista 1953: uma aventura... ah, dias da minha juventude. Boa Vista, Gráfica Real, 2009, 2ªedição.
PITHAN, Oneron A; CONFALONIERI, Ulisses E.C; MORGADO, Anastácio F. A situação de saúde dos índios Yanomami: diagnóstico a partir da Casa do Índio de Boa Vista, Roraima, 1987-1989. In: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 7(4): 563-580, out/dez, 1991.
PITHAN, Oneron de Abreu. O modelo Hekura para interromper a transmissão da malária: uma experiência de ações integradas de controle com os indígenas Yanomami na virada do século XX. Roraima: Fundação Oswaldo Cruz, Dissertação, 2005.
RODRIGUES. F. dos S. Garimpando a sociedade roraimense: uma análise da conjuntura sócio-política. Belém, PA: Núcleo de Altos Estudos Amazônico, UFPA, 1996.
¬¬¬¬__________ (Des) territorialização e Conflitos Sociais na Luta por Espaço em Roraima. Revista Textos e Debates. 5ª edição, EDUFRR, 1998.
RICE, H. Exploração na Guiana Brasileira. Belo Horizonte/São Paulo: Ed. Itatiaia/EDUSP, 1978.
SANTOS, E.R. Mineração em terras indígenas: legalizar ou não. In: SANTOS; SOUZA. Revista TEPUI de Jornalismo Científico e Cultura da UFRR. Ano I, ed. 1. Roraima: UFRR, 2013.
SANTOS, Milton. O território e o dinheiro. Revista GEOgraphia – Ano. 1, Nº 1, 1999.
SANTOS, Nélvio Paulo Dutra. Política e poder na Amazônia: o caso de Roraima (1970-2000). Boa Vista. Editora UFRR, 2013.
SANTOS, E.R. Etnogeografia Macuxi: O lugar na memória da comunidade indígena Raposa I, estado de Roraima. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRR, 2020.
STOCO, Sávio Luis. No rastro do rastro: Ensaios sobre o filme No rastro do Eldorado de Silvino Santos. Dissertação de mestrado em Artes visuais. UNICAMP: SP. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado