Da duplicação da Rodovia PR-445 ao processo de metropolização de Londrina/PR: estratégia de integração territorial
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20277Palavras-chave:
Metropolização, Infraestrutura de transportes, Londrina.Resumo
Nas últimas décadas, a intensificação das técnicas no espaço geográfico somado a internacionalização do capital ampliaram significativamente o emaranhado das dinâmicas regionais, impulsionados pelo movimento das concessões dos equipamentos públicos, tanto no Brasil quanto no Estado do Paraná. Até recentemente, a insuficiência de planos infraestruturais para o desenvolvimento regional do Paraná refletiram paulatinamente na polarização econômica de alguns centros urbanos em detrimento de outras regiões do Estado, o qual resultou em uma grande descontinuidade territorial. Tal fato contribuiu para a constituição da rede urbana paranaense fragmentada, e doravante, condições de diversas ordens possibilitaram importantes processos em cidades principais de uma aglomeração urbana, dotando-as de atividades similares àquelas presentes em metrópoles, como é o caso de Londrina-PR, tendo em evidência a rede ferroviária, rodoviária, aeroportuária, de telecomunicação e informação. Dentre essas infraestruturas, destacamos a duplicação da(s) rodovia(s) PR-445 e BR-376, enquanto base física de escoamento de produtos e pessoas. Por conseguinte, o trabalho tem por objetivo propor uma reflexão do processo de metropolização de Londrina frente aos novos investimentos do governo do Estado no que concerne a integração da Região Metropolitana de Londrina (RML) à Curitiba - capital do Estado do Paraná.
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