Da duplicação da Rodovia PR-445 ao processo de metropolização de Londrina/PR: estratégia de integração territorial

Autores

  • Wagner Eikiti Suzuki da Cunha Universidade Estadual de Londrina, UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20277

Palavras-chave:

Metropolização, Infraestrutura de transportes, Londrina.

Resumo

Nas últimas décadas, a intensificação das técnicas no espaço geográfico somado a internacionalização do capital ampliaram significativamente o emaranhado das dinâmicas regionais, impulsionados pelo movimento das concessões dos equipamentos públicos, tanto no Brasil quanto no Estado do Paraná. Até recentemente, a insuficiência de planos infraestruturais para o desenvolvimento regional do Paraná refletiram paulatinamente na polarização econômica de alguns centros urbanos em detrimento de outras regiões do Estado, o qual resultou em uma grande descontinuidade territorial. Tal fato contribuiu para a constituição da rede urbana paranaense fragmentada, e doravante, condições de diversas ordens possibilitaram importantes processos em cidades principais de uma aglomeração urbana, dotando-as de atividades similares àquelas presentes em metrópoles, como é o caso de Londrina-PR, tendo em evidência a rede ferroviária, rodoviária, aeroportuária, de telecomunicação e informação. Dentre essas infraestruturas, destacamos a duplicação da(s) rodovia(s) PR-445 e BR-376, enquanto base física de escoamento de produtos e pessoas. Por conseguinte, o trabalho tem por objetivo propor uma reflexão do processo de metropolização de Londrina frente aos novos investimentos do governo do Estado no que concerne a integração da Região Metropolitana de Londrina (RML) à Curitiba - capital do Estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Eikiti Suzuki da Cunha, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. PIBIC/Fundação Araucária. Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e da Saúde (LEURS).

Referências

BARAT, J. Infraestruturas de logística e transporte: análise e perspectivas. In: SILVEIRA, M. R. (org.). Circulação, transporte e logística: diferentes perspectivas. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

BRASIL. Ministério dos Transportes. PAC – melhorias no setor de transporte. 2014a. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br>. Acesso em: 29 jun. 2014.

BRASIL. Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Transportes. 2014b. Disponível em: <http://www.pac.gov.br/transportes>. Acesso em: 29 jun. 2014.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Evolução da Malha Rodoviária. 2014. Disponível em: <http://www.dnit.gov.br/planejamento-e-pesquisa/planejamento/evolucao-da-malha-rodoviaria>. Acesso em: 26 jun. 2014.

FERERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES DO ESTADO DO PARANÁ (FETROPAR). Richa confirma projeto de duplicação da PR-445 de Londrina a Mauá da Serra. 2013. Disponível em: <http://www.fetropar.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11785:richa-confirma-projeto-de-duplicacao-da-pr-445-de-londrina-a-maua-da-serra-&catid=322:estradas&Itemid=100196>. Acesso em 30 jun. 2014.

FRESCA, T. M. Deslocamentos pendulares na Região Metropolitana de Londrina: uma aproximação. Revista Geo UERJ. Rio de Janeiro, v.1, n.23, 2012. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2012.3706

GAZETA DO POVO. Vida e cidadania. Duplicação na PR-445 deverá ter dois pedágios. 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1447657>. Acesso em: 39 jun. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades: Paraná. 2014. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=41&search=parana>. Acesso em: 29 jun. 2014.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Infraestrutura Econômica no Brasil: Diagnósticos e Perspectivas para 2025. Brasília: Ipea, 2010.

PARANÁ. Sistema Estadual de Legislação. 2014a. Disponível em: <http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/entradaSite.do?action=iniciarProcesso>. Acesso em: 29 jun. 2014.

PARANÁ. Agência de notícias. Novo viaduto da PR-445, em Londrina, é liberado para tráfego. 07 jul. 2014b. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=81217&tit=Novo-viaduto-da-PR-445-em-Londrina-e-liberado-para-trafego>. Acesso em: 07 jul. 2014.

PARANÁ. Departamento de Estradas de Rodagem. BR-376 - Rodovia do Café – história e curiosidades. 2014c. Disponível em: <http://www.der.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em: 07 jul. 2014.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. 4. ed. 7. reimpr. São Paulo: Edusp, 2012. 384 p.

______. A urbanização brasileira. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Edusp, 2009. 174 p.

______. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. 1. reimpr. São Paulo: Edusp, 2013.

SARTINI, G. Rodonorte inicia obras de duplicação da BR-376. A rede. 2014. Disponível em: <http://arede.info/ponta_grossa/rodonorte-inicia-obras-de-duplicacao-da-br-376/>. Acesso em: 30 jun. 2014.

SUPRANI, R. O. F. O investimento em Infraestrutura: desenvolvimento, comércio exterior e o caso brasileiro. 2012. 260 fls. Dissertação (Mestrado em Economia Política Internacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. Norte Velho, Norte Pioneiro. Curitiba: Vicentina, 1987.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Cunha, W. E. S. da. (2014). Da duplicação da Rodovia PR-445 ao processo de metropolização de Londrina/PR: estratégia de integração territorial. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 02–18. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20277

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.