Citogenética em Alotetraploides induzidos de Arachis
Palabras clave:
Alopoliploidização, Amendoim, FISH, GISH, Retrotransposons-LRRResumen
Arachis hypogaea, o amendoim cultivado é um alotetraplóide recente, com dois subgenomas derivados da hibridação entre duas espécies silvestres diploides, A. duranensis (genoma A) e A. ipaënsis (genoma B), seguida de duplicação cromossômica espontânea ocorrida há 3.500 e 9.400 anos atrás. Com o objetivo de compreender possíveis mudanças ocorrida na estrutura do genoma que ocorreram à partir da origem de A. hypogaea, um estudo citogenético comparativo detalhado do amendoim, um alotetraploide induzido (A. ipaënsis K30076 x A. duranensis V14167)4x (IpaDur1) e as espécies silvestres diploides parentais. Análises citogenéticas, incluindo tamanho dos genomas por citometria, bandeamento de regiões heterocromáticas, afinidade genômica, a maioria dos loci de rDNA e mapeamento de alguns LTR-retrotransposons nos cromossomos foram realizadas. De forma geral, os cariótipos dos alotetraplóides compartilham muitas semelhanças com os diploides progenitores, exceto um dos locus de rDNA 5S que possui um sinal de hibridização in situ por fluorescência - FISH mais expandido do que o sinal presente no seu parental correspondente e, em IpaDur1, dos cinco loci rDNA 45S esperados dois não foram detectados. Além disso, pelo menos um par dos cromossomos de IpaDur1 apresentou os sinais de hibridização em forma de mosaico, um indicativo de recombinação entre os subgenomas. Portanto, algumas alterações no genoma ocorreram após a poliploidização quando da formação do amendoim, pois são tambem observadas no alotetraploide recem sintetizado. Mas IpaDur1 apresentou outras alterações, como a presença evidente de apenas tres loci DNAr 45S nos cromossomos do subgenoma B e múltiplas recombinações entre subgenomas, sugerindo que o IpaDur1 possui um genoma mais instável, e com recombinação entre subgenomas mais evidente do que A. hypogaea, que possivelmente foi, pelo menos parcialmente, estabilizado por meio de alterações genéticas e seleção.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.